domingo, 26 de julho de 2015

RESENHA | APENAS UM DIA - GAYLE FORMAN

      Em sua segunda duologia, Gayle Forman aposta em romances passageiros e o quão eles podem nos marcar. Dos Estados Unidos à Europa, a obra dotada de sentimento mostra encantadoramente a beleza de amar e mergulhar em incertezas. 
     Publicado pela Editora Novo Conceito, o livro, narrado em primeira pessoa, reforça o poder de Forman com as palavras. Paris, Shakespeare, relógios e desencontros, confira a resenha de Apenas Um Dia.



Compre: Buscapé
Adicione: SkoobGoodreads

     Após concluir o ensino médio, Allyson e sua melhor amiga viajam pelos lugares magníficos da Europa. Allyson é uma menina "certinha", toda sua vida é controlada e definida pelos pais. A garota vive presa em seu próprio mundo, até o dia em que ela encontra Willem, um ator totalmente imprevisível e sem destino certo. Ele a convida a viajar por Paris por um dia, seu coração aceita enquanto sua cabeça nega e começa a listar tudo o que pode dar errado quando seus pais descobrirem. Apesar de todas essas guerras internas, sua amiga ajuda ao coração vencer.
     O ator ainda é uma incógnita para Lulu, como ele a resolveu chamar devido a sua semelhança a Louise Brooks, atriz. Suas andanças por uma das cidades mais famosas do mundo, Paris, é, no mínimo, curiosa. Nenhum dos dois decidiu os locais a serem visitados, assim, escolhem destinos aleatoriamente, fugindo do comum.


"Nunca se sabe o que vai perdurar. Ele já disse aquilo antes, sobre os acasos. sobre nunca saber o que é uma curva no caminho ou que é uma encruzilhada, sobre nunca saber se sua vida está mudando até que realmente aconteça."

     As descrições dos rumos são um dos pontos fortes do livro. Os detalhes citados por Forman fazem o leitor viajar por incríveis rotas e sentir a atmosfera do ambiente. Algumas citações à Shakespeare também foram responsáveis por elevar meu fascínio pela história. Como uma de minhas favoritas, presente no começo do livro: "O mundo inteiro é um palco, e todos os homens e mulheres, meros atores. Eles saem de cena e entram em cena, e cada um, a seu tempo, representa vários papéis." (Como gostais).
     Apenas Um Dia é divido em duas partes: Um Dia, que narra a ida de Allyson à Paris, e Um Ano, responsável por contar o que aconteceu após esse dia. A segunda parte consegue cativar nossa atenção ainda mais e fazer-nos ansiar pelo final.
     A obra conta ainda com um segundo livro, Apenas Um Ano e um spin-off Just One Night (Apenas uma Noite, em tradução livre). Ela será adaptada para o cinema em um único filme que unirá as duas histórias.
Ilustração dos personagens Willem e Allyson. Créditos na própria foto.
     Apenas Um Dia nos lembra que precisamos viver cada segundo da nossa vida, aproveitar nossas chances ao máximo e saber que as escolhas tomadas definirão quem nos tornaremos.

0 comentários:

Postar um comentário