segunda-feira, 31 de agosto de 2015

AUDIOBOOK | THE PHILOSOPHER'S STONE - STEPHEN FRY

     Eu li Harry Potter e a Pedra Filosofal pela primeira vez (em inglês acompanhando, também, com um audiobook narrado pelo incrível Stephen Fry) e venho contar para vocês minhas impressões sobre.


Compre: Pottermore
Escute: Youtube
“- Sejam bem-vindos! – disse. – Sejam bem-vindos para um novo ano em Hogwarts! Antes de começarmos nosso banquete, eu gostaria de dizer umas palavrinhas: Pateta! Chorão! Desbocado! Beliscão! Obrigado.”
     Primeiramente, tenho que dizer que nunca assisti nenhum filme de Harry Potter (na verdade já, mas não lembro de absolutamente nada). Eu não queria assistir antes de ler os livros e neste mês, finalmente, li o primeiro deles. Minha ideia inicial era ler a edição brasileira composta por sete livros, mas a tradução, principalmente, incomodou-me bastante e não tive outra opção, senão ler em inglês.
     Baixei o livro (um dia compro o box) e o audiobook, sempre faço isso quando quero ler algo na língua inglesa simplesmente porque evita que eu pare constantemente a leitura para procurar significados de palavras ou até mesmo por distrações. E tenho uma coisa a dizer: O STEPHEN FRY NARRA MUITO BEM.
     Vamos lá, para quem não conhece/conhecia (como eu), ele é um ator, roteirista, apresentador de televisão, cineasta e comediante britânico nascido na Inglaterra. Obrigado, Wikipédia. O cara já trabalhou no filme O Hobbit, Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras, Alice no País das Maravilhas (2010), O Guia do Mochileiro das Galáxias e muitos outros filmes consagrados. Não é fraco, não.
    Depois desse pequeno resumo dos mais de trinta filmes que ele trabalhou, não há dúvidas que o resultado desse audiobook não poderia ser outro diferente de excelente. A voz que deu vida aos personagens criados pela J. K. Rowling conseguiu fazer com que eu realmente pensasse que eram os próprios que estavam falando. Recomendo que você escute algum diálogo entre personagens narrado pelo Fry, aposto que ficará maravilhado(a).
     Se você tiver pouco domínio de inglês e já tiver lido/assistido A Pedra Filosofal, essa é uma boa maneira de começar a expandir seu vocabulário, Muggle.
     Quanto ao livro, me surpreendi com a história, esperava que fosse boa, mas não tão boa. Tirando o fato de que algumas pessoas me disseram que fica cada vez melhor, o que me deixou ainda mais ansioso para a continuação dessa épica fantasia. Não entrarei em detalhes quanto ao enredo, já que sou o único no mundo que não sabia sobre o que era. A escrita da autora (em sua língua nativa) é extremamente envolvente e apaixonante. 
“A verdade é uma coisa bela e terrível, e portanto deve ser tratada com grande cautela.”
     Estou ansioso para ler os próximos livros, o que pretendo fazer depois que der andamento a algumas leituras atrasadas. Nos comentários, conte-se sua experiência com Harry Potter (SEM spoilers, por favor) e se já ouviu ou pretende ouvir o audiobook.
     Um audiobook incrível de um livro fantástico, cinco estrelas e mais que recomendado!

9 comentários:

  1. Oi, Alfredo, tudo bom?

    Jura que você achou a tradução ruim? Eu acho a tradução de HP uma das mais bem feitas em termos de tradução de termos e palavras que não existem, é tudo bem condizente. Na minha opinião, claro.
    E claro também que nada se compara a ler o original, mas a tradução das Crônicas de Gelo e Fogo, por exemplo, me incomodam bem mais.
    Eu li os livros de HP há muitoooo tempo, quero muito reler, mas os livros atrasados me impedem! hahahaha
    Espero que você também goste dos próximos, JK criou um mundo fascinante!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook - Participe do sorteio e concorra a um exemplar do livro Como Eu Era Antes de Você e a um lindo marcador de página pintado à mão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As palavras "criadas" na tradução ficaram excelentes! Eu falei com uma amiga minha que não estava conseguindo gostar da narrativa, achei muito infantil, aí ela me disse que eu deveria ler o original. Esse foi o primeiro caso de uma tradução realmente me incomodar, por outro lado, foi bom porque li um livro (quase) completo em inglês <3 Ahh, nem me fale de livros atrasados, dá até uma dor.
      Participarei do sorteio!

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá,
    Harry Potter é um livro tão incrivel que palavras nunca serão suficientes para descrever meu amor por ele, a história é muito bem articulada e escrita e absolutamente tudo é maravilhoso. Essa capa do livro é incrível.Não cheguei a ler o livro em inglês, meu inglês não é tão bom a esse ponto.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!

      Essa capa é maravilhosa mesmo. O inglês do livro não é difícil, e fica ainda mais fácil porque você já leu a série toda.

      Abraços!

      Excluir
  3. Oi Alfredo,
    primeiro tenho que dizer que adorei seu blog! Sério...
    E não poderia ser melhor, chegando aqui e vendo um post sobre HP! É muito amor.
    Eu adoro audiolivros, e vou procurar essa versão com esse narrador.... eu costumo ouvi-los em inglês também, normalmente durante as horas a fio do transito em SP!
    Adorei.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mah!

      Hahaha, esse narrador é incrível, vale MUITO a pena. Espero que você goste tanto quanto eu!

      Abraços.

      Excluir
  4. Oi Alfredo ! Acho que o primeiro áudio book que escutei foi o de Alice no País das Maravilhas. Acho não, tenho certeza. Eu tinha um disco de vinil com a história e tal.as não são todas que me prendem. Prefiro a leitura mesmo e enquanto não leio em Inglês aproveito o q tenho. HP é sensacional!!!Só assisti aos filmes, quero muito os livros agora.

    =)
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um site brasileiro (ubook) que começou a postar alguns audiobooks, eles têm uma assinatura de mais ou menos 5 reais por semana pra ouvir pelo celular. Alguns livros da Novo Conceito (A menina mais fria de Coldtown, O lado sombrio, Simplesmente Acontece, Bruxos e Bruxas...) já foram postados lá, dá uma olhada!

      Excluir
  5. Oi, Alfrêdo! Tudo bem? Eu nunca li uma resenha de um audiobook, mas confesso que gostei muito do que li! Acho que deve ser uma ótima experiência, né? Ouvir outra pessoa narrando a história toda para você... Acho que qualquer dia desses eu vou ouvir um audiobook! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir