domingo, 27 de setembro de 2015

RESENHA | A GAROTA NO TREM - PAULA HAWKINS

     Li A Garota no Trem para o projeto de leitura coletiva, do blog Vida e Letras. Hoje, com um pequeno atraso na postagem da resenha, venho contar para vocês o que achei deste thriller psicológico.


Compre: Buscapé
Adicione: SkoobGoodreads

     A Garota no Trem é um livro que divide opiniões, comigo não foi diferente, ainda não sei o que achar da história. 
     Vamos ao enredo: Rachel, separada e desempregada recentemente, pega o mesmo trem para Londres todos os dias. Nesse trajeto, ela passa em frente a casa de um casal, o qual ela resolve chamar de Jess e Jason. Até que em um certo dia, ela vê algo. Algo que aconteceu com Jess. Ela não consegue lembrar, estava bêbada no dia e sua memória não é confiável. Rachel não sabe o que pode fazer para ajudar, enquanto isso, Jess é dada como desaparecida e a polícia inicia as investigações. Todos da cidade sabem do ocorrido, alguns suspeitos são levados para prestar depoimento sobre o caso. Talvez Jess tenha fugido para outro local com um amante, talvez tenha sido sequestrada, ou então se envolveu em algo muito perigoso que poderia comprometer a segurança de seu marido. Ninguém sabe. 
    A narrativa é intercalada com os pontos de vista de três mulheres essenciais para o desenvolvimento, Rachel, Megan e Anna. Os capítulos são, em sua maioria, divididos em: manhã, tarde e noite. As 85 primeiras páginas são totalmente confusas, principalmente nos capítulos de Rachel, pois ela não consegue parar de beber e sua mente confunde fatos ocorridos. Com o decorrer do livro, conseguimos entender melhor o que está se passando e é a partir daí que o livro prende nossa atenção, tanto que li as últimas 250 páginas em um dia.

"De manhã, embarco no trem das 8h04, e, na volta, pego o das 17h56. É o meu trem. É nele que viajo. É assim que as coisas são."

     A história consegue fazê-nos levantar várias hipóteses sobre o desaparecimento de Jess, motivo revelado apenas no final. Esse foi o ponto mais interessante, já que, aparentemente, cada pessoa tinha pelo menos uma razão para estar envolvida no desaparecimento. Mas, infelizmente, em alguns momentos em que a autora começa a soltar pistas sobre o que estar por vir, consegui prever (e acertar) o que iria acontecer. Isso tirou a surpresa que a revelação deveria ter causado em mim. Por outro lado, temos o famoso caso do "o que importa não é o que, mas como". Ok, eu sabia que fato x ia acontecer, mas não sabia como fato x aconteceu. Deu para entender? Por exemplo, eu sabia que "Jess fugiu com personagem Y", mas não sabia quais as razões que a levaram a fazer isso.
     Em toda essa confusão, Rachel merece um destaque em especial. Não por ser brilhante ou super inteligente, longe disso. A responsável por me dúvida e me prender na história foi ela. Suas divagações não deixam claro se ela está delirando ou relembrando algo. 
"Então fico pensando que às vezes isso acontece, não é? Gente com quem se tem uma história em comum acaba não saindo da sua vida, e, por mais que você tente, não consegue se desapegar, se libertar. Talvez, depois de algum tempo, pare até de tentar."
     A Garota no Trem é um tanto quanto previsível, mas não deixa de ser surpreendente. Com certeza, um livro para aqueles que estão dispostos a levantar cedo para pegar o trem. 


Outras resenhas

     O tema do mês da leitura coletiva foi thriller, você pode conferir resenhas de outros blogs de livros com o gênero nos links: 


O filme (elenco não confirmado)

     A Garota no Trem ganhará sua adaptação cinematográfica feita pela Dreamworks. Alguns atores estão sendo cotados para o filme, entre eles*: 

*segundo o site Adoro Cinema, visitado dia 27/09/15.

A autora



Paula Hawkins, 42, trocou a carreira de jornalista pela de escritora de ficção. Em 2008, escreveu uma série de quatro livros sob pseudônimo de Amy Silver, os quais não renderam o esperado. Nascida no Zimbábue e hoje moradora de Londres, a escritora teve sua reviravolta com a publicação de seu primeiro thriller psicológico, A Garota no Trem. O livro já vendeu mais de 4 milhões de exemplares em todo mundo e será adaptado para o cinema pela Dreamworks. Fonte: O Globo.

17 comentários:

  1. Olá, Fred *-*
    Desde que fiquei sabendo da adaptação desse livro, já o desejei! Mano, é Emily Blunt <3 A premissa do livro também não me desaponta. Adorei sua resenha, e super entendo você não ter se envolvido nas primeiras páginas mas ter sido cativado nas últimas. Acho que a Gillian me viciou em thriller psicológico e irei ler "Garota no trem" em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Desde o lançamento desse livro, eu estou muito curiosa para ler. Parece ótimo e adoro quando um livro divide opiniões.
    Imagino que deva confundir a narrativa de uma pessoa bêbada, mas acho isso até cômico.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alfrêdo! Tudo bem? Eu estou bem indeciso quanto a ler ou não ler esse livro. Muitos o comparam com Garota Exemplar, que é um dos meus livros favoritos, e eu odeio isso pois acho que o livro da Gillian é sem comparações! hahaha Mas enfim, quem sabe eu não dou uma chance a ele? Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Heey!
    A Garota no Trem parece ser um livro muito bom, apesar de ser um pouco previsível rsrs.
    Parabéns por ter conseguido cumprir o desafio ^^
    Abraços!!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Alfrêdo, tudo bem?
    Eu amei sua resenha, ficou muito boa, parabéns.
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro, assim que eu tiver oportunidade, vou ler.
    E se o filme for mesmo com o Chris Evans eu vou amar, sou apaixonado por ele <3

    Abraço!
    http://meumundoraay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alfrêdo!

    Menino, eu não achei o livro previsível não! hahahaha
    Talvez pq eu não descobri logo quem foi o culpado, nem desconfiei, pensei que era determinada pessoa e fui pega totalmente de surpresa quando vi quem era!
    Vou ficar esperando o filme ansiosamente!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!
    Gostei da resenha, parece uma boa história para ler. Acho que me interessei por todos os livros resenhados do projeto coletivo.
    Sobre o que é previsível ou não,isso eu acredito que é bem relativo. Há quem pegue a coisa no ar,há quem tenha mais dificuldade.

    Abraço.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Alfrêdo! Tudo bem?
    Já li resenhas com opiniões bem divididas sobre esse livro, mas quero ler mesmo assim. É bem chato quando desvendamos o mistério... mas gostei de saber que a leitura vale a pena!!
    Parabéns pela leitura!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Alfrêdo!
    Desde que foi lançado esse livro foi para minha wishlist. Tudo nele chamou minha atenção e me intrigou! Fico feliz que tenha aprovado o livro. É ruim quando descobrimos algo muito cedo ou previsível. Mas gostei de saber que vale a pena ler. Adorei a resenha.
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Alfrêdo!
    Eu não sou a maior fã desse gênero, mas o livro parece bem promissor. Adorei a resenha!
    Beijos, Bruna
    (oultimo-livro.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  11. Parece uma trama interessante! Gosto de livros q contenham um certo suspense. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Juro que fiquei na dúvida se vou realmente gostar do livro, principalmente por você dizer que é bem confuso no inicio, o que já me deixa desinteressada. Mas sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer essas três mulheres.
    Anotada a Dica!
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Por mais que não goste muito de livros desse gênero, esse é um livro que eu tenho curiosidade de ler, parece ser muito bom. Estou animada para ver o filme também. É uma pena que seja um pouco previsível, mas parece ter vários pontos positivos.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Desde que vi esse livro por aí fiquei super interessada para ler.
    Anotei a dica aqui que as primeiras páginas são confusas, mas pela sua resenha super vale a pena ler.
    Adorei a resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii..
    Adorei a sua resenha... eu gosto muito desse genero e tenho muita vontade de ler esse livro antes de lançar o filme até pq ne Chris Evans e Jared Letto morri!
    hahahaah

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Estou com o livro na estante, mas estou esperando a poeira baixar um pouco, acho que vou gostar, to curtindo as resenhas e mano curti saber que Letto vai estar no filme :3
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Adorei a premissa, quero muito ler esse livro,principalmente depois da noticia que vai ter o filme,gostei da sua resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir