terça-feira, 8 de setembro de 2015

RESENHA | SINCE YOU'VE BEEN GONE - MORGAN MATSON

     O primeiro livro lido do mês foi uma grata surpresa. Um dos melhores e mais bem desenvolvidos YAs contemporâneos publicados recentemente, Since You've Been Gone, com certeza, impressionou.


Compre: Buscapé
Adicione: SkoobGoodreads

     Since You've Been Gone narra a história de Emily após deparar-se com o sumiço repentino de sua melhor amiga, Sloane. Ela não faz a menor de ideia de para onde a garota foi, não consegue ligar para ela e as mensagens não são respondidas. O que era para ser o melhor verão da vida dela acabou indo por água abaixo. Todos os planos feitos, sem Sloane, não eram mais válidos e ela se vê perdida.
     Se fosse para descrever a protagonista, eu diria que Emily é uma sombra de Sloane, ou era, até então. A menina seguia cada passo de sua melhor amiga, elas eram inseparáveis e viveram inesquecíveis aventuras. Mas após o desaparecimento dela, Emily, agora só, recebe uma carta de Sloane com 13 coisas para fazer no verão. 


1. Beije um estranho;
2. Vá nadar sem roupa;
3. Roube algo;
4. Quebre alguma coisa;
5. Penélope;
6. Monte um cavalo e o conduza; 
7. 55 S. Av. e pergunte por Mona;
8. O vestido mais escuro e um lugar para usá-lo;
9. Dance até o amanhecer;
10. Compartilhe alguns segredos no escuro;
11. Abrace um Jamie;
12. Colheita de maçãs a noite;
13. Dormir sob as estrelas.

     Durante as primeiras tarefas, vemos uma menina insegura e tímida, mas, com o decorrer da narrativa, Emily torna-se mais confiante e faz grandes amizades, as quais ajudam-na a resolver algumas atividades. As lições de amizade também ganharam seu espaço no livro, que tem seu foco fora de relacionamentos amorosos. Frank, primeiro amigo feito, é um grande personagem com suas próprias qualidades e defeitos, marcou a vida de Emily para sempre.

"Relacionamentos existem em todos os lugares. Veja Obi-Wan e Luke. Veja Dumbledore e Harry. Veja Gandalf e Frodo. Todos eles têm essas pessoas. Eles têm que aprender coisas a partir deles. Mas então têm que encontrar suas próprias forças e irem sozinhos. Por isso não são secundários." 
   
     Após o capítulo em que ela recebe a carta, os 13 próximos vêm intitulados com o nome da tarefa a ser realizada nele. Nesses, uma parte conta alguma experiência vivida com Sloane, que, em geral, esteja presente no contexto da atividade a ser realizada.  
     O livro tem uma linguagem básica de inglês, com raras palavras mais difícies. Grande parte dele eu ouvi pelo audiobook, que tem uma ótima narração e, apesar de ser extenso (quase 13 horas), consegui acelerar a velocidade da fala ainda acompanhando normalmente tudo. 
     As ocasiões para realizar as tarefas da lista vêm naturalmente e com total coerência com a história. Fiquei satisfeito com isso, cada coisa ocorrendo a seu tempo sem pressa nem enrolações. Não esperava que o livro iria me surpreender a esse ponto e fico feliz que tenha feito. A única ressalva que faço é para o início que aparenta ser mais lento porque Emily ainda vive na sombra de Sloane, entretanto, rapidamente ganha ritmo e prende nossa atenção. 
     Com esse enredo excelentemente desenvolvido, assim como seus personagens, Since You've Been Gone é mais um para a lista de melhores do ano. Infelizmente, o livro ainda não foi publicado no Brasil e, por enquanto, não há previsões.


A autora

60 comentários:

  1. Heey!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pelo visto deve ser excelente! Adorei a premissa e o que falar sobre essa lista de coisas para fazer?! hahah
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente ainda é pouco para definir esse livro! A lista me surpreendeu bastante, foi usada de uma maneira tão... comum, sem pressa e sem ter que inventar coisa para fazer sentido, sabe?
      Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Alfrêdo! Tudo bem? Nossa, adorei a premissa do livro! E se ele entrou para a sua lista de melhores do ano é porque é bom mesmo, né? Espero lê-lo em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ÓTIMO!! Vou ter que fugir da minha TBR só para ler os outros dois livros dessa autora <3, se ler, me conta o que achou depois!

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?
    Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas ele não me chamou muito a atenção. Não costumo gostar de livros que meio que giram entorno de apenas garotas e etc.
    Mas que bom que você gostou!
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei bem interessante a forma pela qual a autora usou as personagens nesse livro. Dá uma chance, vai (sim, vou obrigar todo mundo a ler)!!

      Abraço!

      Excluir
  4. Que legal, ainda não conhecia esse livro e nem a autora. O livro não me convenceu até a parte da lista, chegando ali minha opinião acabou mudando porque acho que pode ser uma coisa legal.
    O bom - pelo que li na resenha - É que a Emily (ainda não li o livro, então corrija-me se estiver errada), aprende com o tempo a ser mais ela e menos Sloane. Vou ver se leio esse livro.

    >> www.mhyllaoficial.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Esse livro vai ficando cada vez melhor <3. Leia o quanto antes, é muito bom (mesmo).

      Excluir
  5. Acho digno, apenas, que alguma editora traduza esse livro e o traga para o Brasil! Adorei o enredo da história, a lista me fez lembrar P.S Eu te amo (o personagem morre e deixa uma lista para sua esposa fazer).
    Muito bom! *---*

    - Diego, Blog Vida e Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro tem cara de ser da Seguinte ou da Intrínseca! Para mim, qualquer uma dessas que publicar está bom <3 hahaha

      Excluir
  6. O que aconteceu com Sloane? Fiquei curiosa! hehehe
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, não posso dizer! Não é nada surpreendente, admito, mas o livro é incrível do começo ao fim <3

      Excluir
  7. Olá! Não conhecia esse livro, não sou muito fá de YA´s, apesar de alguns detalhes da sua resenha (como personagens) me interessarem.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de alguns YAs, são ótimos para treinar o inglês! Esse foi uma das minhas melhores descobertas everrrrrrrrr

      Excluir
  8. Olá Alfrêdo!
    Adorei a resenha e saber mais sobre esse livro! No início desse post onde li sobre o desaparecimento da Sloane achei a história não fazia meu tipo. Mas depois que li sobre as 13 coisas... ADOREI! Você fez uma ótima resenha e me fez querer ler esse livro o mais rápido possível haha Amei!
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA eu quero muito que seja publicado aqui no Brasil! Leia mesmo, hein?

      Excluir
  9. Gostei disso aí, hein!

    Fiquei curiosa com os números 5 e 7 da lista! Vou procurar para fazer o download! :) hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Oi Alfrêdo!!
    Que bacana esse livro ter versão em audiobook!! Deve ter sido uma experiência diferente, principalmente por ser em inglês.
    Estou a tanto tempo longe desse idioma que não conseguiria entender nada haha. O que me resta é esperar a publicação no Brasil.
    Sobre o livro, eu gostei bastante da premissa. Adoro YA e quando há essa questão de amadurecimento do personagens fica ainda melhor!
    Adorei a dica!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos livros em inglês tem audiobook (motivo pelo qual tô fazendo o possível para ler mais em inglês)! Aqui no Brasil, alguns podem ser encontrados no http://www.ubook.com.br/
      Também espero que seja publicado logo aqui, vai vender muito!

      Excluir
  11. Oi, Fred!
    Estou mortinha com a premissa do livro! Eu adoro livros do tipo, e nunca tinha visto esse livro até você comentar que estava lendo... Desde então fiquei ansiosa por sua resenha e aqui estou eu, ansiosa mas agora para ler o livro ahaha. Acho que vou me arriscar a lê-lo em inglês, lá para dezembro, sabe? Estou até me imaginando lendo o livro com a casa lotada, quarto com pisca-piscas e aquela ótima sensação natalina (crazy? yes, but that is the kind of feeling that I felt ahaha).
    Beijos!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Pode se arriscar, a linguagem dele, por ser um YA, é super simples e divertida. É uma boa época para ler, depois me conta o que achou <3 hahaha

      Excluir
  12. Oi Alfredo,
    eu já fiquei tentada a ler esse livro algumas vezes, mas não tenho a menor ideia do porque não fiz isso!
    Me pareceu uma leitura muito boa e achei ótima a informação de que o nível do ingles não é tão dificil.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MaH! Tudo bem? Ó, acho que você deve ceder a essa tentação, não vai se arrepender <3

      Excluir
  13. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas imagino que se o ler, acompanharei um amadurecimento de Emily na história. Ver que ela era um tipo de sombra da melhor amiga me faz pensar que o desaparecimento da outra talvez tenha sido a melhor coisa para ela.
    Fiquei muito curiosa para ler esse livro, mas é uma pena que ainda não haja uma previsão de lançamento por aqui *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dryh! Tudo bem?
      Ele é exatamente assim, por isso que virou um dos melhores do ano, para mim. Tô louco para que lance a edição em português para que mais pessoas conheçam a história!

      Abraço

      Excluir
  14. Oii,
    Não tinha ouvido falar do livro ainda mas gostei da premissa, vou procurar para ler.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Graças a Deus não sou a única que nunca tinha ouvido falar do livro.
    Fiquei bem interessada. Vou procurar saber onde vende!

    Beijos,
    Karine - Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karine! Hahahahaha, eu conheci-o pelo Skoob! Só encontrei para vender na Amazon.

      Abraços.

      Excluir
  16. Ola Alfredo confesso que a premissa do livro não me chamou atenção, e essa lista achei tão estranho. Já li algumas resenhas elogiando, mas dessa vez vou deixar a dica passar . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce! Só amor por esse livro <3 mas se não faz seu gênero, não sei se valeria a pena ler!

      Excluir
  17. Isso pra mim é bem novo, nem conhecia o livro nem a autora.

    Estou seguindo blog, amei!

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô apaixonado pelo livro e pela autora <3. Ahh, muito obrigado (segui o seu também)!

      Excluir
  18. Oi Alfrêdo, tudo bem
    Fiquei triste aqui, você elogia tanto o livro, a autora, e para minha surpresa, o livro não foi publicado no Brasil!!!! Maldade a sua, risos... É que não leio e inglês. Mas isso não me impede de desejar o livro, quando começou a contar a história, não me interessei muito por ela, mas depois, fiquei bem animada querendo acompanhar a personagem ao realizar as tarefas da lista!!!!! Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila! Hahahaha, não é maldade, não. Eu não poderia não falar desse livro, virou um dos favoritos da vida. Tô bem ansioso para que ele lance aqui no Brasil.

      Abraços!

      Excluir
  19. Gostei muito da premissa desse livro. Essa lista de coisas que ela deve fazer parecem tarefas tão simples, mas que pela sua resenha deu pra ver que ela é usada de uma maneira incrível para a evolução da protagonista.
    Com certeza vou ler ele, vou procurar na internet, espero que já tenha tradução dele rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina! Ela é mesmo, cada "tarefa" se encaixa perfeitamente com o momento retratado no livro e a protagonista vai se desprendendo de seus medos. Não sei se alguém já traduziu :/, mas leia sim!

      Excluir
  20. Adorei!
    Não conhecia esse livro e se minha best sumisse enlouqueceria
    Ótima dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  21. Meu amigo eu nunca na minha vida ouvi falar desse livro.
    Nem sabia que existia pra te falar a verdade, mas gostei muito da trama que pelo jeito me parece
    uma estória que irei gostar bastante. Eu não sei se tem ebook. Se tiver me dá um toque. Gostaria muito de ler =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-condao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvana! Espero que você goste bastante do livro. Ah, tem em ebook, sim! Me conta se decidir ler <3

      Abraços.

      Excluir
  22. Oi, Yuu! Olha, duvido que esse não te cative, ele é super bem desenvolvido!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Meeeu Deus, amei sua resenha. E esse livro também, principalmente pela lista de coisas pra fazer no verão que a garota recebe. Muito legal, vou adicionar à minha lista. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Heloísa! Fico feliz que você tenha curtido. O livro se constrói em função dessa lista, amei ver que ela foi bem utilizada. Espero que você favorite esse livro quando ler!

      Abraços.

      Excluir
  24. Ei, tudo bem?!
    Primeiro deixa eu falar que adorei sua página! Gostei da resenha, mas gênero Ya não me agradam mais...eu não conheciam a escritora, achei ela linda e super fofa. Vou indicar pra minha prima, ela adora!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Bruna! Ahhhh, valeu mesmo <3 Eu tô/sou viciado em ler YAs, sou até suspeito pra falar, mas indica mesmo, ela vai adorar SYBG!

      Abraços

      Excluir
  25. Oi, tudo bem?
    Confesso que nunca puvi falar no livro, mas gostei muito da premissa.
    Que bom que gostou tanto e recomenda. Acho que leria só pelos elogios.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leticiaaaa! Quando tiver uma chance, leia-o. Você não vai se arrepender, confie em mim.

      Abraços!

      Excluir
  26. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas achei a premissa da obra bem interessante e divertida, é um livro que quero ter em minha estante.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju (íntimos)! Provavelmente esse é o melhor livro que li no ano, tô feito louco indicando pra todo mundo e torcendo para que alguma editora publique-o aqui hahaha

      Abraços!

      Excluir
  27. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei interessada em saber se Emily conseguiu cumprir as tarefas.
    E se acho a sua amiga. Parece ser um livro cheio de aventuras e amadurecimento.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Você acertou em cheio. É um livro recheado de novas experiencias e é super interessante de ver como isso afeta a Emily.

      Abraços!

      Excluir
  28. Oi! Não conhecia o livro ainda, mas você falou tão bem dele que parece ser excelente! Fiquei muito interessada. Parabéns pela sua resenha!

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena! É mais que excelente, sério <3. Obrigado, hahaha

      Abraços!

      Excluir
  29. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas gostei muito da premissa. E estou ansiosa para saber o que aconteceu com a Sloane e como a Emily vai cumprir as tarefas, infelizmente meu ingles ainda não está bom, mas eu vou tentar ler o livro rsrs

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi! Tudo e você? O inglês desse livro é nível básico, não tive dificuldades com a linguagem. Espero que você leia e goste <3

      Abraços!!

      Excluir
  30. Oii enquanto lia a sua resenha pensava aqui, minha nossa como não conheço esse livro, mas acabei descobrindo. Poxaaaa vem pro Brasil gente!!
    Adorei a sua resenha e quero muito ler esse livro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, May! ALÔ, EDITORAS, VAMO TRAZER MORGAN MATSON PRO BRASIL, NÉ? Sofro com essa vida :( hahaha

      Abraços!

      Excluir
  31. Oii!

    NECESSITO DESSE LIVRO!!!! Mas, pelo que entendi, só tem em inglês certo? E eu não sei ler em inglês então estou bem triste :( Amei a promissa do livro e espero que tragam esse livro para o Brasil porque quero ler ele!!!!!!
    Amei a sua resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir