segunda-feira, 12 de outubro de 2015

RESENHA | O OCEANO NO FIM DO CAMINHO - NEIL GAIMAN

     "Uma alteração assustadora na natureza das coisas está no coração do novo romance de Neil Gaiman", é como o famoso jornal The Guardian define O Oceano no Fim do Caminho. Não há argumentos contra essa afirmação, o livro é extremamente singular e profundo. Gaiman escreve sobre a infância e como as experiências vividas durante ela podem alterar nosso modo de encarar o mundo como só um grande autor conseguiria. 


Compre: Buscapé
Adicione: SkoobGoodreads

      A história começa quando um homem adulto, o qual não é revelado o nome, retorna à Sussex, Inglaterra, onde passou sua infância. Lá, faz uma visita à fazenda na qual conheceu uma menina extremamente importante para sua vida e para o decorrer da narrativa: Lettie. A partir daí, enquanto observava o lago, que Lettie chamava de oceano, ele começa a lembrar as aventuras vividas ao lado da sua amiga e nós adentramos no belo mundo metafórico de Neil Gaiman.
"E não era mar. Era oceano. O oceano de Lettie Hempstock. Lembrei-me disso, e, ao lembrar, lembrei-me de tudo."

     Quarenta anos antes, o menino recebeu a notícia que seu gatinho de estimação fora atropelado pelo minerador de opala. Este, deu uma caixa que continha um gato macho enorme nem um pouco semelhante ao antigo. O gato era o que o minerador considerou como "pagamento da dívida". 
     No primeiro dia das férias de primavera, o menino perguntou ao pai onde estava seu exemplar da revista SMASH!. O pai respondeu que havia deixado no carro. O problema vem em seguida: o carro não estava na entrada de veículos. Pouco tempo depois que o menino percebeu isso, o telefone toca. Era a polícia avisando que o carro tinha sido encontrado.
      No local, descobrem que havia um homem morto dentro do carro, provavelmente o minerador de opala. Não conseguimos saber ao certo se realmente é ele, pois o menino é convidado para vir com a Lettie para a casa da fazenda Hempstock
     Um tempo depois, uma nova babá é contratada para cuidar dele e da irmã. Uma praga, como diria a velha senhora Hempstock, que atormentará intensamente sua vida. Com o tempo, revelações, desde sua origem, serão feitas sobre ela e as coisas parecem ficar cada vez mais insanas.
“Eu vi o mundo no qual andara desde o meu nascimento e compreendi sua fragilidade, entendi que a realidade que eu conhecia era uma fina camada de glacê num grande bolo de aniversário escuro revolvendo-se com larvas, pesadelos e fome. Eu vi o mundo de cima e de baixo. Vi que havia padrões, portões e caminhos além da realidade. Eu vi todas essas coisas e as compreendi, e elas me preencheram, da mesma forma que a água do oceano me preenchia."
     O Oceano no Fim do Caminho é recheado de metáforas, por isso, a história não será a mesma para todo mundo. Durante toda a narrativa, o livro nos convida a pensar em simples fatos do dia a dia, disfarçados de fantasia. Com certeza, ver que a história vai muito além do que está impresso nas páginas foi o que mais me agradou no livro. 
     A genialidade de Neil Gaiman é reforçada a cada momento. Depois de concluída a leitura, descobri que muitas pessoas consideram que esse livro seja uma autobiografia do autor, o que faz bastante sentido devido às evidências deixadas ao decorrer da narrativa. 
     Não vou mentir, ao meu ver, não é um livro para todos, para mergulhar no Oceano, o leitor deve ter em mente que nada é o que parece ser. Apesar da leitura ser rápida, o livro exige reflexões e um certo nível de maturidade. Para aqueles que querem ler, sugiro primeiro a leitura do conto Como Falar com Garotas nas Festas do autor, também lançado pela Intrínseca e disponível apenas em e-book, a fim de que entendam melhor um pouco do que irão encontrar neste livro. 
      Quanto à edição, o livro tem 205 páginas (contando com o epílogo e os agradecimentos), uma diagramação confortável e uma capa belíssima, com o título e nome do autor em alto-relevo. 

O autor

Neil Richard MacKinnon Gaiman é considerado um dos maiores escritores da atualidade, acumulando diversos prêmios tanto nos quadrinhos quanto na literatura. É o autor de Sandman, uma das mais aclamadas e premiadas séries em quadrinhos, um romancista na lista dos mais vendidos (Deuses Americanos e O Oceano no Fim do Caminho), um popular autor de livros infantis (Coraline, Os Lobos Dentro das Paredes) e um roteirista altamente respeitado no cinema (Máscara da Ilusão, Stardust, A Lenda de Beowulf).

48 comentários:

  1. Heey!
    Acredita que eu comprei esse livro sexta?! Só estou esperando chegar haha
    Pelo visto é realmente excelente, vai entrar na minha lista de prioridades literárias rsrs.
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Gui! Espero que chegue logo, me conta o que achou quando acabar de ler, hein?

      Excluir
  2. Eu me apaixonei por Neil Gaiman por causa desse livro. Eu tinha um preconceito enorme com ele, achava que iria odiar, mas de tanto as pessoas falarem dessa obra, resolvi ler e amei.
    Agora preciso criar vergonha na cara e ler mais livros dele kkk

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Soraya! Eu não pensei que iria odiar, mas que tinha uma chance muito grande de que eu não gostasse tanto quanto esperava. Tô super ansioso para ler Os Filhos de Anansi <3

      Excluir
  3. Amei a resenha! Sempre fico em dúvida se compro este livro ou não, acho que será um caso de amor ou ódio, sabe?
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Alice! Obrigado <3 eu também tava com essa dúvida porque tem um hype enorme nesse livro por parte de alguns booktubers, mas comprei por quase dez reais, então ia valer a pena de todo jeito. Acabou virando um dos favoritos!

      Excluir
  4. Acho o Neil Gaiman um escritor genial, principalmente por Sandman. <3
    Amei a resenha, tenho esse livro, mas fico adiando a leitura por ter outros pra ler antes sabe. Você entende né. Hahaha
    Beijo, obrigada pela visita lá no Livrícios.
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Poliana! Ainda não li Sandman, até agora não despertou meu interesse, mas quero outros HQs dele. Olha, assim que der leia O Oceano no Fim do Caminho, é uma leitura de um dia e (provavelmente, já que você conhece o estilo do Neil Gaiman) você vai amar!

      Excluir
  5. Oiee ^^
    Acho que eu sou a única pessoa que não se encantou com esse livro *-* Não sei se não prestei atenção ou se a história simplesmente não me fisgou, mas não curti *-* Ainda não li os outros livros do autor, mas tenho curiosidade de conhecer.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Dryh! Como eu disse, não é um livro para todos, mas isso não quer dizer que você não possa gostar! As vezes pode ser do momento em que você ler, ou do fato de esperar X e acabar encontrando Y, sabe? Recomendo que tu vejas o vídeo do Danilo do Cabine Literária (https://www.youtube.com/watch?v=gSd4EpSKM9g - SPOILERS NO VÍDEO) no qual ele explica um pouco melhor alguns artefatos usados pelo autor na história, quem sabe você passe a entender o livro de outra maneira?

      Excluir
  6. Olá,
    Morro de vontade de conhecer esse autor e suas histórias, acho as premissas que ele cria incríveis e esse em especial sempre me deixou curiosa. Ainda mais depois de sua resenha tão animada.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! Ahh, você TEM que ler Neil Gaiman! Ele é extraordinário.

      Excluir
  7. Oiee...
    Acredita que depois de terminar de ler sua resenha fique bastante reflexiva e curiosa em relação ao livro, fato que chamou minha atenção e vou colocar na lista. Adoro livro que nos leva a pensar e refletir fora da caixinha. Parabéns pela ótima resenha.
    Bju
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Neil Gaiman realmente não se contenta apenas com o que está dentro da caixinha, ele sempre vai além <3 Espero que você goste do livro (e obrigado!)

      Abraços!

      Excluir
  8. Nunca ouvir falar desse livro mais atiçou minha curiosidade. kkkk
    Todos os livros de Neil Gainam é otimo... =D

    beijinhos
    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kah! Só li esse livro do Neil Gaiman (até agora) mas JÁ QUERO os outros. Torcendo para que a Intrínseca lance mais histórias dele. Abraços!

      Excluir
  9. Oi, Alfrêdo! Tudo bem? Eu morro de vontade de ler algo do Neil Gaiman! As premissas dos livros dele sempre chamam minha atenção e os vários elogios que leio a respeito das obras dele só fazem com que eu fica cada vez mais interessado em ler os livros dele. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony! Tudo e você? Espero ver uma resenha de algo do Neil Gaiman no seu blog em breve, hein? Ele é AMAAAAAAZING <3

      Abraços!

      Excluir
  10. Adoro livros exigentes!
    Gaiman realmente não é para qualquer leitor.
    Esse livro está na lista de desejados há dias.
    Quero muito ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rízia! Ah, que bom que gosta, acho que você vai amar o Oceano, então. Abraços!

      Excluir
  11. Que lindo!
    Sou louca pra ler esse livro.
    Adorei sua resenha.
    bj

    Sou nova aqui, amei seu blog <3 já estou seguindo.

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Parabéns pela resenha! Ficou ótima!
    Não conhecia o livro ou o autor, mas o enredo é bem interessante! Gosto de livros com um certo suspense e q nos fazem pensar, depois q acabamos de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigado, hahaha <3 Ahhh, você precisa conhecer o Neil Gaiman! Mas, olha, não vai te fazer pensar APENAS quando acabar de ler, e, sim, durante todo o livro!

      Excluir
  13. Oi Alfrêdo!
    Amei sua resenha!! Esse livro parece ser diferente de tudo o que já li até o momento e não faço ideia de como será minha reação frente a tantas metáforas. Espero que eu me sinta confortável durante a leitura e me adapte bem, pois fiquei curiosa!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara! Acho que você vai conseguir se acostumar com a escrita dele, sim! Abraços!

      Excluir
  14. Oiee.

    Nunca li nada do autor, porém depois dessa resenha fiquei bem curiosa. Espero um dia ter a chance de me aproximar mais da trama

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Ahh, esse livro é ótimo, indico que comece por ele <3

      Abraços!

      Excluir
  15. Ahhh, muito obrigado! Espero que você goste do livro tanto quando eu <3. Vou passar lá no seu blog, sim.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Frêdo Paginou eu adorei a nova carinha do blog. Está leve e linda! <3
    Adorei também a resenha e o que li sobre o livro. Nunca li algo desse autor, e "O oceano no meio do caminho" parece incrivelmente profundo. Outro ponto que me interessou foi o uso de metáforas, que consegui perceber nos quotes.

    Vou pra lista.

    =)
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diegoooooooo! Obrigado <3 vou te obrigar a ler esse livro, é muito bom. Sério.

      Excluir
  17. Ola ainda não li nada do autor, mas sempre leio ótimos elogios a sua escrita que fluiu bem, a premissa em si não me chamou atenção, mas sua resenha me convenceu a ler e descobri como essa trama vai se desenvolver recheada de metáforas. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce! Qualquer autor poderia escrever um livro sobre uma babá que atormenta a vida de uma criança, mas não do jeito que o Neil Gaiman escreve. Espero que você goste bastante!

      Abraços.

      Excluir
  18. Olá Fredo!
    Menino, está arrasando muito, hein? Esse livro chamou bastante minha atenção e pelo visto é bem intenso! Me ganhou pelo trecho no início! Uau, adorei. E sua resenha colaborou para eu desejar esse livro haha Gostei da dica e lerei o outro livro do autor antes desse.
    Beijos, Nathália
    livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nath! Hahahaha, tô esperando você ler e me contar o que achou, ok?

      Abraços!

      Excluir
  19. Olá, quando vi o titulo e a capa desse livro fiquei apaixonada e fui correndo comprar e ler, no fim das contas não gostei tanto. Não por ser ruim, mas porque não entrei na vibe do Gaiman, vejo muitos elogios ao livro, mas de fato ele não me tocou, pretendo ler outras coisas do autor pra ver se gosto. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Poxa, que pena :/ dá uma segunda chance pro Gaiman e quem sabe você não se apaixone, hein? Hahaha

      Abraços!

      Excluir
  20. Oi, Alfrêdoooo

    Que bom que o livro te conquistou tanto assim. Lembro que você estava bem empolgado com a leitura.
    Eu nunca li nada do autor, mas vejo coisas muito positivas sobre seu trabalho.
    Eu sou fã de metáforas e coisas escritas nas entrelinhas, sabe? Acho que O Oceano no Fim do Caminho seria uma leitura bem interessante!
    As quotes que você destacou são ótimas!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami!! Tava mesmo hahaha, olha, então você vai se apaixonar por esse livro <3. Obrigado e abraços!

      Excluir
  21. Só li um livro do autor e amei. Esse livro é meu desejado, não tive a oportunidade de comprar ainda, mas espero que aconteça logo. Sua resenha esta perfeita, amei
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brubs! Esse livro tá bem baratinho (uns 10 reais) em algumas lojas. Se você já gostou de um dele, vai se apaixonar por esse!

      Abraços!

      Excluir
  22. Olá pessoa feliz, tudo bom?
    Me apaixonei pela escrita do Neil Gaiman quando li Coraline, esse livro é fantástico e até um pouco assustador, e o filme é tão bom quanto.
    Li O Oceano no Fim do Caminho a um tempo atrás e não entendi nada, acredito que não estava na vibe para livros mais profundos e por isso odiei a leitura. Porém, pretendo reler o livro e pegar toda a essência que o autor tenta mostrar ao leitor.
    A capa é realmente linda e divosa.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, criatura! Tenho que ler Coraline ainda, parece ser ótimo. Releia e me diga depois o que achou!

      Abraçosss!

      Excluir
  23. Nunca li nada do Neil Gaiman, mas esse livro parece ser bem interessante, e não é de agora que ouço falar dele. O que mais me chamou a atenção além da capa, foi o quote e os comentários. Minhas expectativas em relação a esse livro aumentaram e estou louca para ler!

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A capa desse livro é muito linda <3. Espero que você goste da leitura!

      Abraços!

      Excluir
  24. Nunca li nada do Neil Gaiman, acredita? Maaaaas, ganhei esse livro ontem hehehhe. Pretendo ler logo...
    Mas é bem o que você disse, esse livro, mais do que outros, é completamente diferente aos olhos e compreensão de cada leitor. Cada resnha que eu leio, parece que estou ouvindo falar de outro livro...

    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Nunca li nada desse autor, mas achei super interessante o fato de que o livro tenha muitas metáforas e provocar diferentes leituras para cada um. Acho isso brilhante, com certeza leria.

    http://loucurasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá

    Olha eu coemcei a ler esse livro, até onde eu gostei,deixei de lado porque na época não deu pra terminar de ler, mas pretendo fazer isso em breve,gostei da sua resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir