domingo, 18 de outubro de 2015

RESENHA | O SEGREDO DOS ELFOS - PAULA PAGLIARINI

     Lembram que há um tempo eu anunciei a primeira parceria do blog e muita gente ficou curiosa para saber se o livro realmente é bom? Então, aqui estou para falar o que eu achei de O Segredo dos Elfos, da Paula Pagliarini, que foi lançado oficialmente ontem (17/10)



Compre: Buscapé
Adicione: Skoob

      O segundo filho de Lailah, segunda esposa de Galizur, rei de Alfheim, nascera morto. Pelo menos, isso é o que foi contado ao povo e é no que a rainha acredita. A verdade, porém, apenas o rei e a parteira sabem: o elfo, na verdade, era Anabel, um belo bebê de olhos verdes. Nesse mundo, os cargos são definidos pela cor dos olhos: acinzentado para a realeza, violeta para os lordes, azul para aqueles que detinham do poder do conhecimento e cura, verde para guerreiros, castanho para artesãos e cor de mel para empregados do castelo. 
     Daí, é levantada a questão: como Anabel, sendo filha da realeza, tem olhos verdes? A teoria mais lógica seria uma possível traição. Envergonhado, o rei deixara sua filha em uma cesta em frente a uma casa de uma família que não podia mais ter filhos, que acolheu-a com amor e cuidou bem da criança.
" - Bem, na verdade todos conhecem a minha história: fui deixada na porta de Ramiel e Theiliel. Provavelmente sou a filha bastarda de alguém, mas nunca quis saber. Não falamos sobre isso em casa, somente na noite em que meus pais me contaram."
     Anabel, destinada a ser uma guerreira, impressionava a todos desde pequena. Aos seis anos, foi ao seu primeiro treinamento. Aos dez, foi deixada na floresta com outros guerreiros, também em treinamento, para que aprendessem a voltar para casa e conhecessem o local. Ela foi a primeira a voltar. E, finalmente, aos dezoito, precisaria passar em um teste misterioso para que pudesse fazer parte de uma das tropas de guerreiros.
      Em Alfheim, existem quatro tropas: a Tropa da Águia, a Tropa do Falcão, a Tropa do Gavião e a Tropa da Fênix. Esta última era a mais poderosa de todo o reino, ser um dos guerreiros dela era motivo de orgulho. 
     Há muitas eras, numa batalha contra os trolls, um homem, um mago e uma feiticeira se reuniram para forjar um par de espadas para que dois guerreiros liderassem o exército para a vitória. Porém, toda magia vem com um preço. A espada concedera o poder ao seu portador, deixara-o invencível, mas cobrou o preço em sangue e energia. Assim, com a batalha cessando, os dois guerreadores morreram
     Quando Anabel concluiu seu teste, um portal mágico fora aberto e uma dessas espadas lendárias foi entregue a ela. Agora, a protagonista precisará escondê-la de quem deseja-a, mesmo sabendo que eles jamais poderão roubá-la.
" - Deve se sentir honrada, Anabel. Ser a escolhida pode ser difícil e por vezes um fardo, mas sempre é uma honra - disse ele misteriosamente, e havia sabedoria em seu olhar."
     Perante a uma nova e perigosa guerra, ela terá que lidar com os trolls, o ódio do rei, o amor do príncipe e alguém que está disposto a amá-la verdadeiramente. 


     O Segredo dos Elfos é um livro que não deixou a desejar em suas descrições, feitas na medida certa, e em momentos de ação, que ocorrem frequentemente. O tédio não conseguiu deixar sua marca na narrativa, visto que sempre havia vários trolls para matar por perto. O final do livro é surpreendente (lembram da maldição?) e não deixou a desejar. 
      Admito que em certo momentos fiquei receoso que a autora se perdesse na história, pois alguns fatos estavam sendo apresentados e com um aprofundamento a mais, a premissa iria por água abaixo. Em um certo momento, Anabel se irrita com o sistema de Alfheim, por que os elfos não podiam escolher a profissão que desejassem? Ela não imaginava que em outros reinos a escolha pela cor dos olhos seria considerada algo ultrapassado. Além disso, o livro conta com alguns momentos românticos, que poderia facilmente se tornar o foco da história, deixando a batalha em segundo plano. Felizmente, tudo foi conduzido da melhor maneira e esses acontecimentos foram usados de maneira inteligente pela Paula. 
     No meio de tantos elogios, tenho minhas ressalvas. Os personagens foram bem construídos, mas eu ainda acho que o rei poderia ser mais malicioso ao ponto de fazer várias ameaças a Anabel, isso aumentaria a tensão e faria com que cada movimento dela pudesse ser sua sentença. Particularmente, amo protagonistas com senso de humor e piadas inteligentes porque uma empatia pode ser desenvolvida, mas a Ana é séria e centrada na sua profissão o tempo inteiro. Apesar dos apesares, continuei gostando (e torcendo) por ela pois ela se apresenta disposta a lutar pelo necessário independente das circunstâncias e sem mimimis

     O Segredo dos Elfos é repleto de heroísmo, alianças, guerras, ação e uma pitada de romance. Certamente, um prato cheio para aqueles que amam fantasia e elfos. Meus agradecimentos em especial à autora por me enviar o livro e me proporcionar uma viagem ao reino de Alfheim.


A autora

Paula R. Pagliarini nasceu em 1989. Gaúcha, graduada em Psicologia, mora em Passo Fundo – RS. Quando criança, sua paixão pelos livros de fantasia foi incentivada pelo avô ao adquirir um exemplar de Harry Potter e a pedra filosofal. O forte sentimento de que poderia tornar a magia real a levou a alimentar o sonho de escrever e dar vida aos personagens que criava apenas em sua imaginação. A realização aconteceu por meio da primeira obra: O segredo dos elfos. As páginas e os personagens ganharam vida entre um chimarrão e outro e a obra é a concretização deste sonho.

43 comentários:

  1. Literatura nacional!!! Sou apaixonada. Já tinha dado uma olha na capa e sinopse desse livro e eu adorei. Sua resenha me ajudou a me interessar mais. Bjs

    xx Menina da Livraria
    tem resenha nova lá, da uma olhada -> meninadalivraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm <3 ahh, que bom que você ficou curiosa! Hahahaha

      Excluir
  2. Oii! Adorei a premissa!!
    Fico muito feliz de ver autores nacionais!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sorayaaa! O livro é muito bom hahaha <3 os autores nacionais estão cada vez melhores.

      Excluir
  3. Gostei do que li e fiquei tentando a ler esse livro. Estou me permitindo ler outros gêneros e não me arrependo porque estou fazendo novas leituras e gostando.
    Enfim, gostei da premissa, mas não simpatizei com a capa.

    Diego, Blog Vida e Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diegooooo! Espero que você leia os elfos <3 não curti muito a capa também, mas quando vi o livro físico comecei a gostar mais hahaha

      Excluir
  4. Gostei do que li e fiquei tentando a ler esse livro. Estou me permitindo ler outros gêneros e não me arrependo porque estou fazendo novas leituras e gostando.
    Enfim, gostei da premissa, mas não simpatizei com a capa.

    Diego, Blog Vida e Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha! O livro parece legal, mas seria mais legal se não fosse elfos. kkkkk
    (Não curto muito)

    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu lembro da apresentação da parceria. *-*
    Gostei da sua resenha e os pontos que destacou. Confesso que raramente leii livros de elfos, mas os acho interessante, e apesar dos pesares - rs - acredito que gostaria de ler, se vir a ter a oportunidade. XD

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Esse é o primeiro livro com elfos que leio (O Hobbit acho que não conta pq não consegui terminar) e gostei bastante <3 espero que você também goste se for ler. Abraços!

      Excluir
  7. Bom ver que um livro tão interessante é nacional.
    Gostei da premissa, mas não leria no momento, pois estou de ressaca do gênero.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rízia! Que sua ressaca passe logo, então, porque esse livro é ótimooo <3 hahaha

      Excluir
  8. Olá Alfredo!
    Só por ter elfos o livro já ganhou minha atenção haha A capa é linda e a sinopse é interessante! Se antes eu já queria, agora depois da sua resenha preciso pra ontem haha Adorei! Espero não me decepcionar hah
    Beijos, Nathália
    livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathhhh! Acho que você não vai se decepcionar, hein? ~~energias positivas~~

      Excluir
  9. Hello, Alfredo! Tudo numa nice?!
    Eu só tinha visto a capa desse livro em algum blog que não me recordo, portanto essa é a primeira resenha que leio dele. Cara, gostei demais do que apresentou aqui e fiquei com uma vontade imensa de ler a obra. Mesmo sem tê-lo nas mãos, conforme lia a sua resenha fui imaginando cada coisa descrita e adentrando esse mundo que autora criou. Vários cenários se infundiram na minha cabeça já ahah. Preciso lê-lo para entender melhor e conhecer a escrita da autora.
    Esse livro já tem um ponto a mais para mim porque é nacional e eu gosto de gostar de nacionais. Estou numa fase viciada pelo gênero em questão.
    Gostei bastante da sua resenha!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Hahaha, tudo e você? A Paula descreve MUUUITO bem o mundo criado, isso cativou-me bastante <3 espero que você adore esse livro! Abraços.

      Excluir
  10. Acho que nunca li um livro sobre elfos, sabia?
    O mais perto que cheguei disso foi "O Senhor dos anéis", mas como só vi o filme e não li os livros (shame on me) também nem valem! kkk
    Adorei a premissa, fiquei bem curiosa!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que tentei ler O Hobbit e não consegui? Mas, quase! Hahaha

      Excluir
  11. Oi, Alfrêdo! Tudo bem? Ahhh a premissa do livro é incrível! Eu amo histórias que envolva elfos e essa parece ser muito boa! Adorei a resenha e fiquei ainda mais curioso para ler "O Segredo dos Elfos"! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Acredito que livros sobre fantasia vão muito além dos seres míticos, eles transportam para os livros de forma lúdica, aquilo que acontece na realidade. Gostei da trama do livro e da sua resenha! Parabéns p vc e a autora pela parceria! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo! Lembrei até de uma palestra do Neil Gaiman sobre leitura. "Se vocês estivessem presos em uma situação impossível, em um lugar desagradável, com pessoas que te fazem mal, e alguém lhe oferece uma fuga temporária, por que você não aceitaria? E ficção escapista é apenas isso: ficção que abre uma porta, mostra a luz do sol lá fora, lhe dá um lugar pra ir onde você está no controle, com pessoas com quem você quer estar (e livros são lugares reais, não se enganem)", ele disse. E tenho certeza que é exatamente isso que os livros, em geral, nos proporciona.

      Excluir
  13. Olá!
    Já estou apaixonada pela obra, socorro. Quero muito começar a ler, a história parece ser incrível e muito atraente.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Wow, que babado, hein!? Haha. Esse reino deve ter entrado em polvorosa depois que a verdade veio à tona… Aliás, que complicado para o casal real tentar proteger sua criança mandando-a para longe. O pior? A dúvida conjugal… Teria a rainha traído o rei? Adorei a premissa, a fantasia, os problemas sociais… que a autora apresentou no livro. Pela sua resenha, parece ser uma ótima leitura.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o fato da Anabel não saber que é uma herdeira... Olha, tenso! Hahaha

      Excluir
  15. Ola Alfredo que premissa de livro maravilhosa para quem ama fantasia como eu, o fato de ter cenas de ação e a autora não se perder, só me fazem sair corrente e ir ler . Não conhecia o livro e já me interessei, ótima resenha. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, estou desejando esse livro desde seu lançamento, e não vejo a hora de tê-lo em mãos. A história para ser do tipo que me encanta, cheia de fantasia e magias. E espero gostar bastante quando tiver a oportunidade. Fico muito feliz que a literatura brasileira esteja crescendo tanto. Enfim, parabéns pela resenha.

    Beijos, Mihh e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim <3 espero que você goste do livro tanto quanto eu, ele é muito bom!

      Excluir
  17. Oieee
    Segunda resenha que leio desse livro e agora estou com mais vontade de ler.
    Fiquei impressionada com a premissa desse livro e pelo visto a autora fez um belo trabalho.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  18. Oi Frêdo, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de dizer que a capa desse livro é sensacional e destruidora de forninhos.
    Segundamen... queria dizer que não curto muito livros de fantasia, porém achei a premissa desse livro bem original e acredito que gostaria muito desse livro. Nunca li nada com trolls, elfos e essa coisa toda. Fiquei bem curiosa.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Se você resolver ler, espero que goste dele como eu gostei <3

      Excluir
  19. Olá!
    Não conhecia o livro mas fiquei bem curiosa com ele
    Gosto de livros que não entra no marasmo e que o final seja surpreendente
    Adorei a resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiee, apesar da tua resenha eu n fiquei muito curiosa para ler, haha, não é bem meu estilo, mas vou indicar para meu amigo que com toda certeza vai amar!
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  21. Ooi,
    Não conhecia o livro mas AMEI a resenha e a premissa, já anotei aqui pra minha lista de urgências.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Achei incrível, ainda mais por saber que é nacional.
    Com certeza é um livro que vou querer ler e já adicionei no skoob :D

    Ps: Você comentou na nossa postagem "como me tornei leitor(a)" e vim te fazer um convite, nos envie sua história por e-mail saymybook@hotmai.com *-* não importa como foi, queremos compartilhar nossos diversos caminhos para um mesmo fim. nos ajude manter a coluna ativa. bj <3

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Li o livro recentemente, e simplesmente ADOREI A TRAMA.
    A autora tem uma escrita muito boa e envolvente, ela soube fazer uma aventura juntamente com o romance e no final ficou muito bom!
    Não vejo a hora de ler o próximo livro e fico feliz que você tenha gostado do livro assim como eu!
    Beijinhos,
    Karine!

    Conheça-me: Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  24. Gente! Só lendo sua resenha já sei que a historia é incrível e a autora mais incrível ainda por criar uma historia dessas e olha que essa empolgação foi somente lendo sua resenha que por sinal está muito boa também. vou adicionar o livro com certeza a minha lista, esse eu não posso deixar de ler.
    Valeu pela recomendação e de novo parabéns pela resenha. ;)

    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá

    Adorei a premissa, não lembrava desse livro ser nacional,fiquei bastante curiosa sobre o livro,com várias dúvidas coma relação a história que só lendo pra saber o que houve,gostei da resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir