terça-feira, 29 de dezembro de 2015

OS FAVORITOS DE 2015

     O ano de estreia do Paginou está chegando ao fim e hoje eu vim falar um pouco sobre meus favoritos de 2015. Como funciona a escolha de "os favoritos": quanto aos álbuns, escuto de tudo, por isso, selecionei os mais reproduzidos; quanto aos livros, estão listadas minhas leituras favoritas do ano (5 estrelas + favorito). Visto que não faço resenhas de filmes, resolvi não incluí-los na lista. 






     Com esse livro, a Jennifer acabou tornando-se uma das minhas autoras queridinhas. Ainda não li os outros livros dela, mas pretendo ler, pelo menos, mais dois em 2016. Já falei muito sobre esse livro aqui no blog (clique para ler a resenha completa) e até fiz uma entrevista com a Jennifer (clique para ler a entrevista).
     Para quem ainda não sabe, resumidamente, o livro conta a história do Finch e da Violet, dois jovens que se encontram numa situação perigosa. Após "salvar" a vida da garota, eles começam a se aproximar, mesmo com todos os obstáculos que passam. Certo dia, o professor de Geografia passa um trabalho no qual eles têm que visitar lugares incríveis (tchãn ram!) no próprio estado, Indiana.
     O desenvolvimento de personagens é espetacular, cada um tem suas características bem definidas e singulares. Com certeza, todos deveriam ler esse livro (que estará em breve - 2017 - nos cinemas!).

#2 - Since You've Been Gone, por Morgan Matson

     Since You've Been Gone foi uma das minhas leituras em inglês esse ano que me chamou atenção de cara pela capa (julgar o livro pela capa quase definiu minhas leituras do ano). O livro, infelizmente, ainda não foi lançado aqui no Brasil. Falei com mais detalhes dele nessa resenha *clica*. 
     Falando brevemente, o livro narra a história de Emily após deparar-se com o sumiço repentino de sua melhor amiga, Sloane. Ela não faz a menor de ideia de para onde a garota foi, não consegue ligar para ela e as mensagens não são respondidas. Após o desaparecimento dela, Emily, agora só, recebe uma carta de Sloane com 13 coisas para fazer no verão. 
     Este é outro livro que apresenta um forte desenvolvimento de personagens, principalmente da protagonista. O nível de inglês dele é básico e torço para que uma editora (Seguinte, por favor!) publique-o aqui.  autora tem outros dois livros e lançará o quarto em maio de 2016 (espero conseguir ler todos, hahaha).




     Caixa de Pássaros é um livro único. Eu nunca tinha lido nada igual. Malerman consegue controlar sua mente por meio de palavras de um modo assustador. A premissa do livro é fantástica, gosto bastante da ideia de ter algo que não podemos ver e, mesmo assim, temos que enfrentar.
     O que você faria se o mundo lá fora não fosse mais seguro? Se tudo em que você pode confiar fosse sua própria existência? E se qualquer olhadela pudesse ocasionar um ataque de insanidade? Como você lidaria com seu medo e tensão? 
     Uma criatura surgida na Rússia começou a se alastrar pelo mundo e está causando algo com a mente das pessoas, que, quando as olham, perdem o controle. Após perder sua família, Malorie sai a procura de um abrigo seguro. Andando por ruas vazias com casas trancadas e protegidas com panos pretos nas janelas, a mulher encontra um lar onde algumas pessoas lhe acolhem. Durante a narrativa, acompanhamos a trajetória dela e a tensão na qual nosso mundo se encontra.

#4 - O Oceano no Fim do Caminho, por Neil Gaiman

     O Oceano no Fim do Caminho é recheado de metáforas, por isso, a história não é a mesma para todo mundo. Durante toda a narrativa, o livro nos convida a pensar em simples fatos do dia a dia, disfarçados de fantasia. Com certeza, ver que a história vai muito além do que está impresso nas páginas foi o que mais me agradou no livro. 
    A genialidade de Neil Gaiman é reforçada a cada momento. Depois de concluída a leitura, descobri que muitas pessoas consideram que esse livro seja uma autobiografia do autor, o que faz bastante sentido devido às evidências deixadas ao decorrer da narrativa.
     Ao meu ver, não é um livro para todos, para mergulhar no Oceano, o leitor deve ter em mente que nada é o que parece ser. Apesar da leitura ser rápida, o livro exige reflexões e um certo nível de maturidade. 


     Este é o livro bem polêmico: alguns amam; outros odeiam. Eu sou do grupo que ama. Não sei se alguém ainda não sabe sobre o que se trata o livro, mas é basicamente sobre um mundo no qual as pessoas são dívidas pelo sangue: os prateados, a elite, e os vermelhos, os "plebeus". Todos de sangue prateado têm algum tipo de poder — como controlar mentes, por exemplo. Como era de se esperar de uma história assim, uma garota de sangue vermelho desenvolve um poder nunca visto. Bom, tudo o que se desenrola daí poderia ser algum spoiler.
     Por que eu amo essa história? Espero A Rainha Vermelha lançar aqui no Brasil desde fevereiro desse ano. Quando finalmente consegui tê-lo em mãos, enlouqueci. A história é bem criada e apresenta inúmeras reviravoltas. Gosto bastante do universo criado pela autora, apesar das inúmeras comparações. Agora resta esperar Espada de Vidro ser lançado aqui pra ver a continuação.

Outros livros que (por pouco) não entraram nos 5 favoritos, mas merecem destaque:






     Ryn não é tão popular aqui no Brasil (nem fora dele) comparada a cantores que sempre estão nas paradas. OctaHate, primeiro single do álbum, tem mais de dois milhões de visualizações e todos seus vídeos postados em sua conta oficial somam um pouco mais de seis milhões de reproduções.
     Suas músicas são estranhamente viciantes. Os vocais e as batidas entram em harmonia e dão vida à uma originalidade de qualidade impressionante. Esse CD, com toda certeza, foi um dos melhores lançamentos de 2015 e mal posso esperar pra ouvir o  próximo trabalho dela!

     Melhores faixas: Pierre, Sail On, Promises e The Fool.


#2 - Bang, Anitta



     Bang é um dos álbuns que estou viciado desde seu lançamento, tanto que personalizei o post todo com a arte dele. Acho a Anitta incrível, com apenas 22 anos (pois é), ela divide o tempo entre reuniões coma equipe e shows por todo Brasil. Todas as suas músicas são sucesso de visualização no Youtube e seus vídeos somam mais de meio bilhão de reproduções. Este ano, Anitta foi premiada como a Melhor Artista da América Latina no EMA.
     Apesar do preconceito de muitos por ela cantar estilos variados, incluindo o funk, a cantora consegue manter seu trabalho firme e cada vez mais bem sucedido. E, diga-se de passagem, seu novo single, Bang, está se tornando um dos seus maiores hits.
     Melhores faixas: Bang, Deixa Ele Sofrer, Atenção e Cravo e Canela.

#3 - 1, Zara Larsson

     Zara Larsson foi uma das minhas melhores descobertas do ano. A primeira música que ouvi dela foi Never Forget You feat. MNEK, pra mim, é a melhor música lançada em 2015. Claro que fui correndo baixar seu álbum e que surpresa agradável! Não tem nenhuma música que eu não tenha gostado, aliás, nem consigo definir minha favorita. 
     O CD foi lançado em outubro de 2014 e é o primeiro de sua carreira. No momento, ela trabalha na produção do seu próximo álbum, o qual já tem dois singles lançados: Never Forget You e Lush Life. Em janeiro, postarei um especial sobre ela.
     Melhores faixas: Rooftop, Bad Boys, Carry You Home e Uncover.

#4 - Troco Likes, Tiago Iorc

     Tiago Iorc é meu novo artista brasileiro favorito. Admito que conheci seu trabalho após ouvir "What a Wonderful World" que foi tema de alguma novela da Globo. Quando escutei pela primeira vez o Troco Likes não consegui mais parar.
     O CD é o reflexo de uma fase apaixonada do cantor. Músicas como "Amei Te Ver", "Mil Razões" e "Coisa Linda" comprovam isso. Apesar de ser daqui do Brasil, este é seu primeiro álbum em português. 
     Melhores faixas: Alexandria, Mil Razões, Amei Te Ver e Sol que Faltava.

#5 – Know-It-All, Alessia Cara

     Know-It-All é o primeiro álbum da Alessia. Seu hit "Here" esconde uma história curiosa. Para quem nunca ouviu (clique aqui), a música fala de não se sentir confortável em algum lugar, nesse caso, uma festa. O interessante é que essa festa realmente aconteceu e as pessoas que aparecem no clipe são as mesma da festa que serviu de inspiração para a música! 
     Algo singular nela é seu estilo. Alessia não se importa com o que os outros vão pensar e se veste da maneira que servir melhor para ela (como podemos ver no despretensioso clipe de I'm Yours). 
     Melhores faixas: I'm Yours, Here, Seveteen e Outlaws.

Outros álbuns que (por pouco) não entraram nos 5 favoritos, mas merecem destaque:



     E vocês, quais os favoritos do ano? Contem nos comentários! :)

32 comentários:

  1. Oi Frêdo!
    Adorei esse especial que você fez. Bem organizado, muito bem escrito. Parabéns!
    Esse ano fiquei só má vontade de ler Caixa de Passaros e Um Oceano no meio do caminho. Li A Rainha vermelha e não fiquei tão apaixonado pela história, mas gostei o pouco - só não classificou como um livro favorito. "(But) Since you've been gone (I Can Breath for the first time...) 🎶 É aquele gostinho de "Quero" que você me deixou. Ainda não terminei por lugares incríveis então ano que vem eu poderei te contar minha opinião sobre ele.
    Esse ano fiz leituras ótimas e muitas leituras por conta da greve na faculdade. Alguns livros como Os Bons segredos, a trilogia Star Wars me encantaram (mas não falarei muito porque tenho um post a zelar no meu Blog também (rs.).
    Sobre as músicas eu escutei muito pouco esse ano. Digo pouco coisas novas. Acho que vivi um flashback musical e mantive as canções de costume.Mas você me apresentou coisas legais e que senti falta aqui.
    Adoro Promises, da Ryn, Uncover, da Zara. E Hold Back (não lebro o nome do cantor que você me apresentou e não colocou na lista). Anitta é minha menina do POP que eu adoro! Não preciso nem dizer muito.
    Esse ano curti muito o novo CD e DVD da minha cantora querida Canadense, Shania Twain, e mantive as canções da Sandy sempre ativa. E é isso.

    Até mais!=)
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiie
    Dos livros Caixa de Pássaros também entrou no meu top 5 haha.
    Já nos CDs eu fico com o Get Weird e o Unbreakable Smile <3
    Abraço!

    http://meumundoraay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por me indicar Por lugares incríveis.
    Obrigado por me indicar Bang.
    Mesmo - por pouco - não tendo entrado, obrigado por me indicar Não se iluda, não.

    ResponderExcluir
  4. Você fala tanto de Since You've Been Gone, que: quero. Infelizmente não ouvi nenhum dos albuns que tu mencionou, Frodo :( Só ouvi algumas músicas da Anitta (inevitável né?) hahahaha Mas acho o Tiago Iorc legal, ele é um grande artista. Uhu Queria ver filmes na lista (e séries), mas ok :D
    beijos s2
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Alfrêdo!
    "Por Lugares Incríveis" também foi um dos meus livros favoritos do ano. Vou lá no outro post conferir a sua entrevista.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi. Postagem bacana, eu quero MUITO ler Rainha vermelha. Sério, a sensação que tenho é: todo mundo leu, Lilian, menos você.

    ResponderExcluir
  7. Heey, Fredo!!
    O que dizer de Por Lugares Incríveis?! Muito amor ♥, com certeza também vai estar nas minhas melhores leituras de 2015 haha.
    Eu também li O Oceano no Fim do Caminho nesse ano e curti bastante, mas acho que não chegou a ser um dos meus melhores do ano rsrs.
    Quero muito ler Caixa de Pássaros e com relação as músicas não tenho muito o que opinar, pois não conheço a maioria dos álbuns hahah, mas você sabe o que acho da Anitta >.<, mas até que Bang foi uma música legal ^^
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Alfrêdo! Tudo bem? Ah, adorei o post! Quero muito ler "Por Lugares Incríveis", algo me diz que vou amar o livro. "O Oceano No Fim Do Caminho" também é outro que pretendo ler! E ahhhhh o que falar do Tiago Iorc? Conheço ele desde 2009 e gostoooooooooooooo demais dele! <3 Ah, a novela que você se refere é "Sete Vidas". Outra coisa linda que teve nesse ano! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fredo, tudo bem?

    Seus favoritos estão ótimos! \õ/
    Eu também estava esperando o lançamento de A Rainha Vermelha desde o começo do ano, mas me decepcionei profundamente, você sabe...tanto que a vontade de ler o segundo tá lá no fundo da panela! hahahaha
    Caixa de Pássaros é sensacional, eu adorei e o livro merecia uma continuação...aquele final da margem para MUITA coisa, gente!
    Os outros livros que você citou não foram lidos por e, ao contrario de você, não curto essa capa de SY'vBG...sei lá, eu olho pra ela e só consigo lembrar das publicidas da Malwee! hahahahahahha

    Sobre os álbuns, só conheço as músicas da Imitta - bleh hahaha - e uma do Tiago, nada mais! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    FELIZ 2016 :)

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu estou louca para ler Cadê bernadette... E a rainha de vermelho... ME faram muito bem destes livros e me despertou muito o interesse.
    Quanto as músicas e albuns, temos gostos totalmente diferentes kkkk Embora que eu não seja uma admiradora e fã de Anita, reconheço o seu prestígio e luta por ter apenas 22 anos e chegar aonde chegou... Mas não é a minha cantora que morro de amores kkkk Mas respeito e muito quem a ama...
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ooi!
    Dos álbuns, sinceramente não me agrado de nenhum...
    Mas gostei muito dos livros e um desejado meu é Caixa de Pássaros, estou muito curiosa pelo que o livro reserva!
    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ei! Caixa de Pássaros foi nosso livro em comum e preciso confessar que amei muuuuito!
    bjss
    feliz ano novoooo
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Dos teus cinco livros favoritos Caixa de Pássaros, O Oceano no Fim do Caminho e A Rainha Vermelha também são os meus favoritos do ano.
    E dos álbuns Alessia Cara e Little Mix ♥

    Me preparando psicologicamente pra chorar horrores com Por Lugares Incríveis esse mês.

    https://rednessblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Fred, sua seleção de álbuns está ótima. Você devia ter colocado HANDWRITTEN, do Shawn Mendes na lista, mas tudo bem!
    Sobre os livros, estou louco para ler "Por Lugares Incríveis", já que você fala tão bem do mesmo. E preciso urgentemente terminar "Caixa de Pássaros"!!!

    ~ http://1nerdleitor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Nossa, super bacana, esse post. Eu conhecia todos os livros, mas só li o Oceano no fim do Caminho, que aliás foi uma das minha melhores leituras de 2014. Quanto aos álbuns, eu só conheço uma das cantoras, e definitivamente não gosto.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Gostei dos livros favoritos, eu estou louco para ler a rainha vermelha desde que a editora lançou que estou apaixonado por essa capa e pela sinopse.
    Ótimo post! Parabéns pelo blog!

    Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  18. Oi! Dos livros que você favoritou não li nenhum ainda, apesar de querer muito ler Por Lugares Incríveis e Rainha Vermelha.

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bom? Primeiramente, feliz ano novo!
    Quanto aos seus favoritos, as músicas não fazem muito meu estilo, mas, dois livros aí eu tenho vontade de ler, que são: Por lugares incríveis e A rainha vermelha.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu tenho muita curiosidade em ler "Por lugares incríveis" e "Caixa de pássaros". Li muitas resenhas positivas em 2015 sobre esses dois livros.
    E eu amo esse álbum do Tiago Iorc ♥
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Quero muito ler o livro A Rainha Vermelha. Vi algumas resenhas desse livro e fiquei impressionada com a história.
    Eu gostei do clip da Anita, a música fica na sua cabeça que nada faz você esquecer ela.
    Adorei o post.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Alfrêdo! Tudo bem?
    Dos seus favoritos eu só li "A Rainha Vermelha", mas espero ler em breve "Por Lugares Incríveis". A Nath fez uma resenha elogiando tanto esse livro que fiquei curiosa rs.
    Dos álbuns eu só conheço o "Troco Likes" do Tiago ^^
    Ps. Já terminou de ler "Outlander"?
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi oii!
    Dos livros que citou, eu não li nenhum acredita? Porém quero MUITO ler "A Rainha Vermelha", que é uma história que me atrai e que também é muito elogiada por todos.
    Dos álbuns, eu curto o do Tiago e da Anitta.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá, Fredo!
    Arrasou, hein migo? PLI amor da vida <3 Red Queen <3 Quero muito ler Since You've Been Gone. Caixa de Pássaros e ONFDC na estão na minha lista para esse ano! Adorei os artistas que citou e irei procurar mais sobre cada um!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  25. Oie!!! Adorei suas escolhas, estou morrendo de vontade de ler Por Lugares Incríveis e Caixas de Pássaros. Ambos foram super elogiados ano passado. Sobre os álbuns gostei muito de Bang da Anita, que em minha opinião é o melhor dela até aqui. E puxa o que dizer de Troco Likes do Tiago Iorc simplesmente o melhor álbum do ano para mim. Fora que me encontro em estado in love com todas as musicas desse cara <3
    bj

    ResponderExcluir
  26. Ótimos favoritos, hem Fredo?
    Se não tivesse Anitta nessa lista, já ia achar que alguém é que tinha feito ela pra você! (Risos)
    P-R-E-C-I-S-O ler "Por lugares incríveis" urgente. Eu fico adiando porque sei que você me apegar!
    Boa a lista, mesmo.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  27. Oii, Fredo!
    Adorei esse especial, está muito bem organizado e bonito <3
    Estou lendo Por Lugares Incríveis. Claro, eu já teria terminado mas estou lendo outros livros também e as coisas estão um pouco complicadas haha.
    Admito que escutei um pouco de Zara Larsson e Alessia Cara, e adoreu!
    Abraços!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Fredo, tudo bom?
    Olha, tenho que dizer que me rendi e também amei tanto o clipe quanto a música Bang, apesar de ela tocar o gênero que não gosto muito.
    Quero muito ler Por Lugares Incríveis, tenho o livro na minha estante e estou esperando o momento certo pra poder começar a leitura.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi! Gostei bastante da sua lista de favoritos! Principalmente a de livros! Mas confesso que dos álbuns eu só curto mesmo o Tiago Iorc. Mas parabéns pelo post, beijos!

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Bem nutrido esse seu post, alguns livros são de grandes interesses meus para leitura, algumas cantoras nem conhecia, mas fiquei com vontade de conhecer, bom sobre Anitta, nem sei o que falar, talvez como cantora seja bacana e tudo, mas eu algumas vezes não me amarro no ser humano, por as vezes intuição de que aquele ser humano não é o que mostra, mas enfim, costumo guardar isso comigo.
    Parabéns pelo post.

    Beijos
    devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá

    Seus gostos são bem variados mesmo, li Por lugares incríveis e adorei, os outros livros que você citou não li nenhum,quanto as músicas não fazem muito meu gosto, gostei do post.

    Bjss

    ResponderExcluir
  32. Harrah's Resort Atlantic City - MapYRO
    Harrah's Resort Atlantic City in Atlantic 김제 출장샵 City is a casino hotel in Atlantic City, New Jersey, United States 구리 출장샵 and is open daily 24 hours. 남양주 출장샵 The 광주 출장샵 casino is 당진 출장마사지 owned and operated Address: 1 Borgata Way

    ResponderExcluir