sábado, 26 de dezembro de 2015

RESENHA | GRANDE MAGIA - ELIZABETH GILBERT

     "Você tem coragem de trazer à tona os tesouros que estão escondidos dentro de você?". A resposta para esta pergunta pode (ou não) libertar a Grande Magia, o resultado da caça para encontrar esses tesouros.



Compre: Amazon
Adicione: SkoobGoodreads

     Elizabeth Gilbert é fantástica. Em Grande Magia, ela fala sob uma perspectiva única sobre a busca pela criatividade e a vida criativa. O livro vai, com certeza, muito além de um simples "autoajuda", como é classificado. É uma lição valiosa e rica de uma autora conhecida internacionalmente (Comer, Rezar, Amar) que nunca desistiu de escrever, mesmo quando recebia cartas de recusa duras. As quais, na verdade, só animavam-na mais ainda.
"Sempre que recebia cartas de recusa, portanto, permitia que meu ego dissesse em voz alta para quem quer que as tivesse assinado: "Pensa que consegue me desanimar? Ainda tenho uns oitenta anos para vencer você pelo cansaço! Existem pessoas que ainda nem nasceram e que vão me rejeitar algum dia, só para você ter ideia de por quanto tempo vou continuar insistindo". 
     Sabe quando você não consegue nenhuma inspiração? Quando quer, por exemplo, escrever, mas nenhuma nenhuma palavra sai? Quando você sente que seu trabalho está ficando horrível e fica desesperado? Gilbert tem uma solução. Uma solução eficaz (experimentei) e... digamos, incomum. Na obra, podemos encontrar dicas de como achar uma inspiração para começar algo novo, como trabalhar melhor com as ideias, como persistir naquilo que fazemos, como superar alguns medos comuns etc. 
     O livro é como uma conversa sincera da autora conosco. As histórias que ela conta vão desde cômicas à estimuladoras. Situações que ela e outros artistas viveram. 
     A parte mais interessante, estranha, mágica e convincente do livro é quando a autora explica que, ao seu ver, as ideias (artísticas, científicas, industriais, comerciais, éticas, religiosas, políticas) passam a eternidade rodopiando a nossa volta, buscando parceiros humanos disponíveis e receptivos. As ideias são uma forma de vida energética, incorpórea. São capazes de interagir conosco e, mesmo sem um corpo material, têm consciência e vontade própria. 
"Quando uma ideia acredita que encontrou alguém - digamos, você - que talvez possa trazê-la para o mundo, ela lhe faz uma visita [...] Na maior parte das vezes, você não percebe [...] A ideia tenta fazer sinal para você parar (talvez por alguns minutos, talvez por alguns meses, talvez até por alguns anos), mas, quando finalmente percebe que você está alheio à mensagem, passa para outra pessoa."
     Porém, algumas vezes você está aberto para receber algo e nota seu chamado. E é aí que você tem duas opções de resposta. Talvez essa resenha seja um pista de como encontrar alguma ideia mais difícil que quer vir ao mundo, cabe a você buscar ou não essa pista.



13 comentários:

  1. Oi Frêdo!
    Não queria ser o primeiro a comentar algo negativo sobre o livro, mas OK. Tenho que ser que não tenho uma boa relação com esse tipo de livro. Já tentei ler algumas páginas dele (minha amiga me emprestou), mas não consegui ler. Mas adorei a postagem e gosto realmente do seu ponto de vista nas críticas que faz. A ideia da imagem foi TOP.
    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fredo!
    Sou muito curiosa para ler "Comer, rezar e amar" o porque não sei, só sei que sou. Não ligue para a minha confusão hehe.
    Gostei muito do livro, não o conhecia. E mesmo nunca tendo lido algo do gênero, fiquei muito curiosa para lê-lo.
    Ótima resenha! Parabéns!!
    BJs!


    http://blogquerida.blogspot.com.br/
    Tá rolando promoção no blog: "Concurso Cultural: Sua vida, um conto de fadas" http://goo.gl/7xZSIS

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu não sou nem um pouquinho fã do gênero, mas confesso que até fiquei interessada...como pode isso?
    O que mais me intrigou foi esse fato dela falar que as ideias vivem rodopiando a gente, só esperando o hospedeiro - digamos assim - certo. Isso foi genial!
    E aquela primeira citação também é fantástica, amei!
    Eu não conheço o trabalho da autora. Comer, Rezar e Amar foi muito comentado, né? E nem o filme eu assisti!
    Obrigada pela dica, Alfredo.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não costumo ler esse tipo de livro, mas parece ser bem inspirador. Já li Comer, Rezar, Amar quando era mais nova e na época eu percebi que a autora estava à procura de uma essência para si mesmo e ela conseguiu.
    Parece ser um livro bom e bem motivador.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alfrêdo! Tudo bem? "Grande Magia" é um livro bem diferente do que costumo ler, mas você falou dele tão bem que fiquei com muita vontade de lê-lo! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho fundamental e importante buscar a criatividade, estamos numa sociedade ainda muito presa ao cartesiano e uma visão limitada da própria existência. Mesmo não curtindo autoajuda, e na realidade nem sei se o livro se caracteriza como tal, o leria. Sua resenha ficou boa e gostei do foco que você deu a criatividade.

    ResponderExcluir
  7. Oi Alfrêdo,

    Eu gostei da sua resenha porque não conhecia este livro. Ele mostrou ser bem interessante e vou anotar a dica. Caso apareça uma oportunidade vou lê-lo.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Alfredo!
    Este livro me pareceu ser muito interessante... Gosto muito deste tipo de leitura...
    Ainda mais qdo trata um tema tão importante a todos nós que é o desenvolvimento da criatividade... Mtas pessoas acham que criatividade é importante para artistas e afins, mas não, na minha opinião, ela e fundamental para uma vida mais bem vivida...
    Com certeza irei conhecer este livro =]

    Bjo
    Bom ano pra vc!!!

    ResponderExcluir
  9. Oie, apesar de não ter lido outros títulos da autora e esse gênero não ser um dos favoritos, fiquei bem interessada com a temática que ela abordou. Livros de autoajuda nem sempre são para tirar a pessoa de uma depressão como muitos classificam. É interessante ver um livro como esse falando sobre criatividade e coisas desse tipo.

    Enfim, já está na lista. Biejos,

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Olha apesar de conhecer pouco a Autora, eu nem cheguei muito a me interessar em ler Comer, rezar e amar e olha que já tive em mãos e esse livro dela também me chamou pouco, talvez seja questão de momento, talvez em outro momento a leitura dele seja mais interessante.

    Bjus
    Viviana
    http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!!!
    Conheço a autora só de nome, mas confesso que ainda não tinha ouvido falar de Grande Magia, e apesar de não me identificar nem um pouco com o gênero. acho que estou disposta a arriscar a leitura. Afinal acho que ele pode me ser muito útil no meu atual momento.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, Fredo!
    Confesso que livros do gênero não fazem meu estilo, mas acho que daria uma chance a esse. Alguns fatos chamaram minha atenção. Quem sabe eu não leio?
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Alfredo,

    Mais uma novidade para mim, não conhecia o livro e adorei saber da existência dele e do seu enredo que muito me interessa. Amei este trecho da sua resenha: “As ideias são uma forma de vida energética, incorpórea. São capazes de interagir conosco e, mesmo sem um corpo material, têm consciência e vontade própria.”.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir