terça-feira, 12 de janeiro de 2016

RESENHA | POR LUGARES INCRÍVEIS - JENNIFER NIVEN

     Oi, pessoal! Como vocês estão hoje? Como primeiro post de 2016, gostaria de desejar um ótimo ano a todos vocês e começá-lo com o pé direito indicando o meu livro favorito de todos os tempos (e o eleito melhor livro YA ficcional de 2015, pelo Goodreads).

Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven | Editora Seguinte | 336 páginas | 2015

“O que eu sei sobre transtorno bipolar é que é um rótulo. Um rótulo para pessoas loucas. Sei disso porque fiz um semestre de psicologia e vi filmes e convivi com meu pai durante quase dezoito anos, embora ninguém jamais o rotulasse, porque senão ele mataria a pessoa. Rótulos como 'bipolar' significam: É por isso que você é assim. Esse é você. Reduzem as pessoas a doenças.”


     Por Lugares Incríveis é narrado pelos dois personagens principais, o Finch e a Violet, que passaram e passam por situações difíceis. O garoto tem bipolaridade, transtornos mentais, alguns "apagões" que duram por um grande tempo e ainda problemas com o pai, que agora vive com sua outra família. A garota perdeu sua irmã, com quem escrevia uma revista digital para adolescentes e dividia todos seus dias, num acidente de carro, desde então, ela é traumatizada com isso.
     Em um dia quase comum, eles se encontram em circunstâncias também não tão comuns. A situação era a seguinte: ambos estavam num ponto alto do colégio pensando em pular e, assim, tirar suas vidas. Até que se ouve alguém questionando se aquela ali não seria a Violet, a menina mais popular do colégio. O Finch, discretamente, ajuda ela a sair dali e finge que ela estava lá para salvar a vida dele. Afinal, seria comuns para os alunos verem o Finch naquela situação, ele era conhecido como o "esquisitão", totalmente o oposto dela.



     Algum tempo se passa e o professor de Geografia resolve passar um trabalho para que os alunos viajem pelo próprio estado, Indiana, e conheçam os lugares incríveis de lá. Imediatamente, o Finch diz que gostaria de fazer uma dupla com a Violet. Mesmo relutante, sentindo que precisava retribuir o favor dele, ela aceita. 
     Então eles partem em pequenas explorações por Indiana enquanto descobrem conforto um no outro e a esperança de viver.
"[...] o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa."

     A Jennifer Niven não é uma autora que estava em busca da fórmula de sucesso de um best-seller, longe disso. Apesar disso, o livro tornou-se um, pelo mérito e excelente construção da história. Primeiro, tenhamos em mente que ela não é qualquer uma para escrever sobre o tema central (suicídio), Niven perdeu duas pessoas queridas dessa forma. Segundo, tudo que foi dito no livro sobre isso e outras questões foi bem pesquisado e trabalhado da maneira correta.
     Os capítulos do livro são narrados do ponto de vista dos dois principais, mas sem uma ordem de alternância especifica. Não é algo que cause confusão, visto que os personagens têm suas características e personalidade bem definidas.
     O crescimento dos personagens (amadurecimento) ocorre durante todo o livro de maneira natural. Antes bem reservados, eles começam a perder alguns medos e a despertar a vontade de conhecer lugares novos e de viver.


       Poucos livros conseguem ter momentos tão extremos que não aparentem ser forçados, Por Lugares Incríveis é um deles. É uma história intensa que abrirá seus olhos para outras questões.
     E, ao contrário do que muitos pensam, não é um livro triste sobre morrer; é um livro esperançoso sobre aprender a viver.
"Se você acha que algo está errado, fale. Você não está sozinho. Não é sua culpa. Existe ajuda para você." 


5 comentários:

  1. Já estava com vontade de ler "Por Lugares Incríveis", e depois de sua resenha, essa vontade aumentou ainda mais!


    ~http://1nerdleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Esse livro é amor sem fim <3
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Frêdo!
    Eu juro que não desisti de ler Por lugares incríveis. Assim que possível continuo a leitura. E por falar em leitura amei a sua. A resenha ficou ótima, sem spoiler e cheias de curiosidades que estão fora da trama, mas que são importantes para entender um pouco o que está lá nas páginas do livro.
    Parabéns!

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Alfredo,
    Antes mesmo de te conhecer e você falar tanto desse livro eu já tinha bastante interesse nele só pela capa e com umas opiniões de algumas pessoas me deixava com bastante vontade de ler. Espero conseguir ler esse livro ainda esse ano.

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,esse livro...não posso ver um lugar falando sobre que já tô lá.Tenho vontade de pular no pescoço ,literalmente ,quando vejo gente falando mal dele.Enfim resenha linda *_*. E a proposito é meu livro favorito também!
    Beijos.
    Também fiz resenha dele,se quiser dá uma olhada:http://leitorinvisivel.blogspot.com.br/2015/12/sera-que-hoje-e-o-dia.html.

    ResponderExcluir