sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

JANEIRO + FEVEREIRO

     Olá, pessoas! Como vocês estão hoje? Resolvi fazer um apanhado das minhas leituras de janeiro, já que esse ano será bem corrido para mim e provavelmente não terei tempo de escrever resenhas individuais. Isso não quer dizer que o blog não terá mais resenhas, mas a quantidade delas irá diminuir. A vida tem dessas. Em contrapartida, estou cheio de planos para o blog, então aguardem novidades. 
     Aproveitei, também, para juntar com minha TBR de fevereiro (que, apesar de enorme, está funcionando perfeitamente bem) e alguns avisos. Vamos lá?

     Janeiro foi um mês em que eu li bastante, mas não me agradei de muitos lidos. Foram um total de sete livros, cinco em português e dois em inglês (estou com um projeto pessoal de ler mais livros em inglês esse ano).

     Os Bons Segredos foi, das sete leituras, minha maior decepção. Alguns dos meus motivos (lista completa no Skoob): a Sydney não é uma boa personagem principal; o romance do livro é fraco; um dos temas mais sérios do livro foram ignorados pela autora na conclusão; a história é parada (até demais). Classificação: 2/5 estrelas.
     Recebi Johnny Bleas I - Um Novo Mundo do sorteio que o Diego, do blog Vida e Letras, realizou (obrigado, Diego!). O personagem principal (o tal Johnny Bleas) me lembrou o Percy (Jackson), a criação de mundo é boa e alguns elementos são fascinantes. Eu gostei de tudo apresentado no livro e teria dado até 5/5 estrelas + favorito, mas ele é curto demais! O João Gabriel criou uma excelente história, que poderia ser mais recheada (vamos torcer para que os próximos sejam). Classificação: 3,5/5 estrelas.
     Hyperbole and a Half me fez rir alto. O livro, cheio de ilustrações engraçadíssimas, mostra situações comuns de uma maneira totalmente maluca. Aí, só lendo para entender (você pode encontrar algumas histórias no blog da autora). O livro já foi publicado aqui no Brasil pela editora Planeta. Classificação: 4/5 estrelas.
     A 5ª Onda, com certeza, é o livro que eu mais enrolei para ler na vida. Há muito que coloco ele nas minhas TBRs mas nunca leio. Meio que na pressão pro filme que foi lançado, resolvi lê-lo. Eu gostei bastante do começo do livro, achei as explicações para a situação que a Terra se encontrava incrível e fiquei encantado pelo livro. Já próximo ao final, as decepções foram surgindo e o livro começou a tomar um rumo que eu não estava esperando. Não sei se lerei em breve o próximo. Classificação: 4/5 estrelas.

     Apesar de não ter lido livros propriamente ruins, eu estava já sem esperança de encontrar algum 5/5 estrelas, até que encontrei o My Heart and Other Black Holes pelas listas do Goodreads. Spoiler: o livro não foi 5/5 estrelas como eu esperava. MHAOBH fala sobre dois jovens que marcam para se suicidar juntos, até que algumas coisas começam a mudar em suas vidas. É uma leitura agradável e rápida, mas eu esperava que ele se aprofundasse mais no tema. De qualquer jeito, gostei da mensagem final do livro e, por mim, isso valeu de alguma coisa. Ah, o livro vai ser lançado aqui no Brasil! Classificação: 4/5 estrelas.
     O ÚNICO cinco estrelas foi A Câmara Secreta. Mas aí não poderia ser diferente. Posso apenas dizer que estou adorando conhecer o mundo de Harry Potter. Classificação: 5/5 estrelas.
      Coroa Cruel é o livro de contos da série A Rainha Vermelha. Dele, prefiro nem comentar. Classificação: 1,5/5 estrelas.

MÉDIA GERAL DO MÊS: 3,5/5 ESTRELAS


"Ele tinha desistido da esperança, e isso mata. Desistir de ter esperanças mata antes que você morra. Muito antes que você morra." - A 5ª Onda

"Aparentemente, sarcasmo não causa nele nenhum efeito. Se isso for verdade, estou em dificuldades: esse é meu meio habitual de comunicação." - A 5ª Onda

"No caso de você ser um alienígena e estiver lendo isto,  VÁ SE DANAR." - A 5ª Onda

"O que há de errado com você? Crianças normais não têm amigos imaginários mortos." - Hyperbole and a Half

"Eu me preparo para minha nova vida como adulto como algumas pessoas se preparam para o apocalipse." - Hyperbole and a Half

"Eu gostaria que a gravidade desaparecesse e deixasse-nos ser uma grande bagunça." - My Heart and Other Black Holes

"O que as pessoas nunca entendem é que a depressão não é sobre o externo; é sobre o interno. Algo dentro de mim está errado." - My Heart and Other Black Holes

"Existem coisas na vida que me fazem sentir só, mas nada me faz mais isolada e aterrorizada do que minha própria voz na minha cabeça." - My Heart and Other Black Holes

"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as qualidades." - Harry Potter e a Câmara Secreta


     Minha TBR (To Be Read - para ler/para ser lido) de fevereiro está grande, mas meu ritmo de leitura continua acelerado. Escolhi O Sorriso da Hiena, do Gustavo Ávila, para o projeto #SomosTodosNacionais Percy Jackson e o Ladrão de Raios para meu projeto pessoal relendo PJO. Apesar das capas em inglês, lerei o livro 3 e 4 de Harry Potter na edição em português.



     Como já falei no início do post, meu ano vai ser mais corrido do que eu imaginei. Decidi que o blog terá DUAS postagens semanais (ou três, se eu conseguir) em dias ainda não fixos. Os posts tenderão a ficar maiores, como este, então desculpa qualquer erro.
     Sobre parcerias com autores/editoras/blogs: vou abrir poucas exceções (talvez algumas para ajudar no #SomosTodosNacionais), motivos pessoais (além do tempo curto).
     A coluna BANG teve uma boa repercussão e estou já com planos para os próximos textos para ela. Tentarei mantê-la quinzenalmente, ou, pelo menos, uma vez ao mês (visto que serão poucos posts).
     Alguns autores (Clarice Freire, Renata Varela, FML Pepper, Gustavo Ávila, Ricardo Ragazzo, Maurício Gomyde, Felipe Colbert, Tony Lucas etc.) já estão cientes do nosso projeto #SomosTodosNacionais e eu gostaria de agradecer MUITO a todos que abraçaram essa ideia.


Me contem se vocês já leram (ou planejam ler) algum desses livros, se concordam ou discordam com o que eu disse sobre eles e o que planejam ler em fevereiro.

11 comentários:

  1. #SomosTodosNacionais uhuuuullll
    Lindo poste! Lindas artes (se isso vem ao caso) essas citações loooooool já tirei prints pra te mandar com essa carinha (lol)
    PARABÉNS!!!! Melhor blog everrrr!

    ResponderExcluir
  2. Frodo, eu achava que Os Bond Segredos fosse O LIVRO, sabe!? Mas não to vendo ninguém falar 100% dele, o que me desanima. Não tenho a mínima vontade de ler a quinta onda e depois da propaganda incessante da editora eu até peguei raiva hahahahahah beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fredo!
    Adorei as suas escolhas de leituras *-* Livros fantásticos e outros que desejo muito ler como: Johnny Bleas I - Um Novo Mundo, A 5ª Onda, Coroa Cruel (que só li um conto), O que há de estranho em mim e O Sorriso da Hiena. Espero gostar destes e desejo boas leituras!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Fredo!
    Adoro esse seu estilo de postagem! Apesar de alguns livros de decepcionarem, acredito que você leu bons títulos. Você aí achando sua TBR de Fevereiro grande, e a minha tem 12 títulos haha :D
    Boas leituras!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Fredo!!
    Desde o início do ano eu li bem pouco, mas espero que meu ritmo de leitura volte logo ao normal rs. No momento, estou lendo "1 milhão de motivos para casar" e adorando. Está sendo um ótimo chick-lit.
    Desde janeiro li alguns nacionais e um deles já entrou para a lista de favoritos do ano: "Entre o Amor e o Silêncio" da autora Babi A. Sette. Indico!!!
    Parabéns pelas leituras e boa sorte na TBR ^^
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olho o tanto que você tá lendo e me lembrando como eu era assim e me perguntando onde foi que esse meu estímulo se perdeu. Muito provavelmente com a pressão que eu mesma me coloco com as coisas da faculdade (por ser um ano complicado) e das coisas para fazer. Mas estou bastante orgulhosa, viu? Estava querendo ler Os Bons Segredos, mas depois de já ter ouvido falar tantas coisas ruins, de como as pessoas estão se decepcionando com a leitura, estou ficando com um pé atrás haha! Espero mesmo que faça postagens duas vezes por semana, viu? Ficarei apenas de olho, haha!

    Beijos!
    Hels, The Blue Blog

    ResponderExcluir
  7. Oi Frêdo!
    Menino que pena que mesmo que "Bons segredos" não cativou você. E que bom que Johny Bleas surtiu umefeito positivo. Confesso que morria de medo de você detonar. Sobre o livro de contos de A Rainha vermelha... Realmente nada relevante. Quero ler o sorriso da Hiena pelo amor de Deussssssss.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    P.S: as imagens sempre lindas. Amo!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fredoooo

    Que resumão maravilhoso! Por mais que eu leia coisas ótimas sobre Os Bons Segredos, não consigo sentir vontade de ler. Algumas pessoas do grupo do amor leram e adoraram, né? Tipo a Mah e o Di, mas sei lá...e essa capa é estranha, não curto esse cavalo pulando! hahahaha
    Sobre o #SomosTodosNacionais, esse projeto tá arrasando! Esse mês eu já li um nacional que foi Terra Cruz, mas foi bem ruinzinho. Pro mês que vem acho que vou ler um dos ebooks nacionais que tenho no Kindle, vamos ver...

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Olááá!! Morro de vontade de ler "Os bons segredos". *_*
    Seguindo o blog!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  10. Só tenho uma coisa a te dizer: leia logo O SORRISO DA HIENA. Sem mais.
    Adoro seu estilo Fredo. Sem crise na frequência dos posts. Tenho certeza que serão poucos, porém bons!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  11. Oiii

    Ainnn Percy Jackson <3 amo demais!
    Quero muito ler esse livro de Sarah Dessen e A Coroa Cruel.
    Foram ótimas leituras!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir