quarta-feira, 20 de julho de 2016

5 MOTIVOS PARA LER PAX, DE SARA PENNYPACKER

     Pax é o primeiro livro da autora Sara Pennypacker publicado no Brasil. Com uma narração ímpar e delicada, Sara cria uma história sobre amizade e lealdade, com lições valiosas para pessoas de todas as idades. Aqui, darei cinco motivos para você o ler.



Sinopse: Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.
     Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, Pax expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem. Um romance atemporal e para todas as idades, que aborda relações familiares, a relação do homem com o ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos.
     Pax emociona o leitor desde a primeira página. Um mundo repleto de sentimentos em que natureza e humanidade se encontram numa história que celebra a lealdade e o amor.

1. A NARRAÇÃO 
     A história de Pax é simples: Peter precisa devolver sua raposa, Pax, à natureza, mas, após fazer isso, percebe que seu lugar é ao lado dela e foge da casa do avô para buscá-la. Porém a autora conseguiu desenvolvê-la de forma primorosa e ainda pôs valiosas lições sobre a vida humana.
     Os capítulos dos livros são narrados em terceira pessoa, alternando os pontos de vista entre o do menino e o da raposa. Fui pego de surpresa quanto a isso, pois esperava acompanhar apenas a trajetória do garoto. Mesmo assim, achei indispensável a visão do que estava acontecendo com Pax enquanto seu humano não ia buscá-lo. Não posso exemplificar aqui as situações para não dar spoiler, mas garanto que são lindas (e, algumas, tensas...)


2. A MENSAGEM
     Acho que vocês já devem ter percebido que este é um livro infantil, mas aposto que encantará jovens e adultos. Em geral, ele fala sobre lealdade. Sobre amar algo e alguém e saber entender. Porém, há muitos outros temas que ganham destaque ao decorrer da história, tais como: autoconhecimento; ações humanas na natureza; pertencimento e guerra.
"Tem uma doença que às vezes dá nas raposas que as faz atacar estranhos e deixar de agir de maneira natural. A guerra é uma doença humana parecida."*
 *O trecho original ficou um pouco confuso, por isso, alterei a ordem das causas da doença no primeiro período.

3. OS PERSONAGENS

     Sabe aqueles personagens que dá pena de "largar" ao fechar o livro? Então, Pax está cheio desses. Esses personagens secundários são bem trabalhados e extremamente essenciais para a história. Além disso, a autora se preocupou em dar um desfecho apropriado para cada um deles (ou, pelo menos, deixar subentendido, em alguns casos).

4. AS ILUSTRAÇÕES
     Pax tem algumas ilustrações ao decorrer da história, todas com traços belíssimos feitas pelo Jon Klassen.
     Klassen também ilustrou alguns outros livros, como: Quero Meu Chapéu de Volta (que lhe rendeu a Caldecott Medal), Cats' Night Out, Extra Yam e The Mysterious Howling. Você pode conferir outras ilustrações no Instagram dele: @jonklassen.


5. VAI VIRAR FILME!
     Os direitos para a adaptação cinematográfica foram comprados pela Sydney Kimmel Entertainment. "Estamos animados por ter a oportunidade de adaptar 'Pax' para as telonas", disse a presidente de produção da SKE, Carla Hacken.

x

2 comentários:

  1. Oi Fredo!
    Ainda não tinha visto nada sobre esse livro e fiquei curiosa em conhecer depois dessa listinha. Não costumo ler muitos livros do gênero, mas gosto quando uma leitura provoca reflexões no leitor. A mensagem que a autora quis passar parece ser bem bacana e achei genial o fato da narrativa ser intercalada entre o menino e a raposa!
    Vou anotar a dica para ler assim que tiver uma oportunidade. :)
    Beijos e obrigada pela dica!!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sua postagem ficou tão linda! Que orgulho. <3
    Sabe que sou seu fã né? E isso não é paparico.

    Enfim, estou desejando essa história loucamente. Além de ter ilustrações lindas e uma edição primorosa, de alguma forma ela me lembra O Pequeno príncipe. Inicialmente pode ser apenas pela questão do garoto da raposa, como não li não sei dizer que tem de fato referências d'O Pequeno.

    Quando ler te conto.

    XOXO
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir