terça-feira, 14 de julho de 2015

RESENHA | MAZE RUNNER: CORRER OU MORRER - JAMES DASHNER

     Maze Runner: Correr ou Morrer é o primeiro livro da série escrita por James Dashner e publicado pela editora V&R. O livro já ganhou uma ótima adaptação cinematográfica e a segunda está prevista para o segundo semestre desse ano. Intenso, inusitado e incrível, prendeu minha atenção a cada página. 


Compre: Buscapé
Adicione: SkoobGoodreads

     Um garoto chega à Clareira uma vez por mês, nesse livro, iremos acompanhar a chegada de Thomas. O nome dele é tudo o que ele sabe, ou, pelo menos, tudo o que ele pode ter certeza. Thomas compreende que tem uma família, amigos e uma vida, mas não tem lembrança alguma. Suas ideias são vagas, como se fossem peças perdidas de um enorme quebra-cabeça. Assim como nós, leitores, ele não faz a miníma ideia do que seja aquilo tudo. Em sua chegada, conhece os outros habitantes de lá: outros jovens que estão há muito tempo trancados ali buscando uma saída.
     Confuso, ele é introduzido ao local e é avisado de algumas regras que precisam ser cumpridas para manter a ordem ali. Lá, existe uma organização para tudo e cada um dos garotos é responsável por fazer algum trabalho. Essa região (Clareira) é contornada por muros altos onde se encontram algumas passagens para o labirinto, passagens essas que se abrem durante o dia e se fecham à noite, quando alguns monstros violentos, os Verdugos, são soltos. Ninguém nunca sobreviveu a uma noite no labirinto. Explorado inúmeras vezes, o labirinto continua sendo uma incógnita, seu caminho é alterado de tempos em tempos e a saída está cada vez mais longe de ser descoberta.

"Nós só temos três regras. Primeira, faça sua parte. Segunda, nunca machuque outro Clareano. Mais importante, nunca vá além daquelas paredes."

     Um dia após sua chegada, uma garota aparece na caixa junto com um bilhete: ela é a última. Sendo a única garota do local, ela chegou um dia após Thomas, algo nunca presenciado. O mais intrigante é que: a menina sabe o nome dele, mesmo ele afirmando que não a conhece. Daí, fica claro que tudo vai mudar. Depois do seu aparecimento uma confusão foi causada por parte de um Clareano, que perdeu totalmente o controle e começou a perseguir Thomas. Como se tivesse lembrado de algo que pudesse incriminar o garoto.
     Ao longo da história iremos acompanhar o desenrolar do aparecimento da garota misteriosa e a tentativa de descobrir a saída do labirinto.

"Tudo começou a mudar no momento em que você apareceu."


     O livro foi lançado em 2010 aqui no Brasil, ganhando mais destaque após o anúncio do filme que estava por vir na época (foi lançado em 2014). O cenário da narrativa foi muito bem explorado pelo autor, dando vários detalhes de como tudo funcionava, inserindo-nos de uma forma esclarecedora para esse novo mundo. Gostei bastante do Thomas, um protagonista destemido capaz lutar pela sobrevivência, não só a sua, como a de seus amigos. Outro ponto que me chamou atenção foi os personagens, em geral. Eles são bem humanos. Humanos que erram, choram, têm medo e desejos.
   A escrita do James é de tirar o fôlego, as 426 páginas de Correr ou Morrer podem ser lidas facilmente em um dia. O final do livro, para mim, foi inesperado e fenomenal e com certeza irei ler o segundo (Prova de Fogo). 
     Maze Runner: Correr ou Morrer é uma distopia que cumpre seu papel e promete te deixar de queixo caído. 

0 comentários:

Postar um comentário