sexta-feira, 17 de julho de 2015

RESENHA | SE EU FICAR - GAYLE FORMAN

     Gayle Forman é uma das minhas escritoras preferidas. E, por isso, resolvi fazer um Especial Gayle Forman (#EGFPaginou), onde postarei resenhas de todos os livros dela publicados aqui no Brasil, do filme e algumas curiosidades. Para abrir com chave de ouro, venho falar para vocês sobre o livro mais famoso (e um dos meus favoritos da vida) da Gayle, Se Eu Ficar.


Compre: Buscapé
Adicione: SkoobGoodreads

     Narrado em primeira pessoa, o livro conta a história de Mia Hall. Enquanto alguns esperam sua carta para Hogwarts, Mia espera a carta que dirá se ela foi aceita ou não para ingressar em Julliard, ela quer virar uma grande violoncelista um dia. Ela namora um garoto chamado Adam, que toca numa banda de rock (Shooting Star, no livro) e tem uma família compreensiva. 
     Um acidente, que mata imediatamente seus pais, muda todo rumo da história. Depois da batida com um caminhão, Mia "acorda" e procura pelo irmão Teddy e seus pais, até que vê algo brilhando. Indo até lá, a garota vê a si própria, quase morta. Os médicos preparam todos os equipamentos para a levar ao hospital, e ela os acompanha (ela explica que é uma fantasma, e, mesmo que tente, não consegue ter sentimentos nem interagir com outras pessoas).

"Não é incrível como a vida é uma coisa e então, de repente, torna-se outra? Sabe quando você tem momentos incríveis na sua vida em que tudo está dando certo e você até sente um medo de, de repente, tudo mudar?"

     Intercalado entre presente e passado, onde podemos saber melhor como ela conheceu o Adam, sua relação com a música, sua amizade com a Kim e alguns momentos felizes da vida dela, o livro se passa em um dia, que mostrará Mia no hospital e a reação de Adam ao descobrir o que aconteceu com ela. O dia em que Mia decidirá ficar (viva) ou não se mistura com as emoções vividas pela garota e todas as indas e vindas do amor e deixa a história mais leve e sincera. Você pode se perguntar: mas por que ela escolheria morrer? Bom, Hall não tem mais os pais e corre o risco de perder seu irmão, também internado, assim, ela não vê mais sentido em continuar aqui na Terra. 
"Percebi agora que morrer é fácil. Viver é difícil."

     Eu li o livro em um final de semana e fiquei ansioso esperando ser lançada aqui no Brasil a continuação dele, Para Onde Ela Foi (próxima resenha do #EGFPaginou). A narrativa flui bem e o livro, para mim, não apresentou nenhum momento em que a história ocorreu mais lenta. Gayle soube muito bem como contar a história de Mia e ainda me deixar aflito, pois, enquanto eu lia a parte em que ela contava o passado da garota, eu me lembrava que ela estava em uma situação de risco. Se Eu Ficar tem um romance forte, apesar de não focar somente nele. 
     O final do livro é típico de uma duologia da escritora: chega o tão esperado momento em você irá descobrir se ela resolveu ficar ou não e o livro acaba. Sim, ele revela a resposta, mas não narra o que aconteceu após, o que é contado no próximo livro. A autora fez o mesmo com o livro Apenas um Dia, o que me deixou muito ansioso para a continuação.



      Se Eu Ficar virou uma adaptação cinematográfica em 2014 e, surpreendentemente, o filme conseguiu ser ainda mais emocionante que o livro. Com poucas mudanças foram feitas na história, ele conta com atores incríveis que souberam manter a essência dos personagens criados por Gayle Forman. Se Eu Ficar é para aqueles que acreditam no coração e querem ler uma boa história sobre família e amor com um pouco de drama.
     Para quem decidir ler (e todos deveriam) e para quem não decidir ler também, aconselho que escutem o CD com a trilha sonora do filme. Para ouvir no Spotify, clique aqui, e para comprar no iTunes, clique aqui. Minha música favorita é Today, onde Adam (Jamie Blackley) canta e toca violão com Mia (Chloë Grace Moretz), tocando violoncelo (confira no Youtube clicando aqui).
     Você pode montar um pôster com suas fotos igual a capa do livro clicando aqui.

     Curiosidades: O filme arrecadou $47,679,119 só nos Estados Unidos; Se Eu Ficar foi considerado um dos melhores livros juvenis de 2009 pela Amazon e pela Publishers Weekly; O livro recebeu 10 premiações incluindo o Indie Choice Award de 2010; Gayle Forman, em entrevista ao site Beliefnet, disse que não pretendia, inicialmente, fazer uma duologia, mas sentiu a necessidade pois, segundo ela, "o livro termina com uma nota de esperança que eles têm realmente algumas dificuldades ao longo do caminho."; Se Eu Ficar já vendeu mais de 100.000 mil cópias só esse ano no Brasil segundo o site PublishNews.

0 comentários:

Postar um comentário