quinta-feira, 23 de julho de 2015

RESENHA | EU ESTIVE AQUI - GAYLE FORMAN

    Tratando de um assunto delicado e não compreendido por muitos, Gayle Forman trouxe uma história sobre suicídio que fará você pensar sobre a confiança em amigos e pequenas mensagens que passam despercebidas.



Compre: Buscapé
Adicione: SkoobGoodreads


"Sinto informar que precisei dar fim à minha própria vida. Estou adiando esta decisão há muito tempo, e ela é minha e de mais ninguém. Sei que isso lhe causará sofrimento, e lamento que seja assim, mas saiba que eu precisava acabar com a minha dor. Não tem nada a ver com você, mas tudo a ver comigo. Não é culpa sua. 
Meg"

     Em Eu Estive Aqui vivemos o drama de perder alguém querido junto com a protagonista. Cody ainda não consegue acreditar que sua melhor amiga, de apenas 19 anos, cometeu suicídio. Ela não entende o porquê da amiga não ter contado nada, será que ela escondia isso há muito tempo? Quais os motivos que levaram ela a tomar essa decisão? O que vinha acontecendo a Meg? Ela tinha tudo que ela queria, não tinha? Por que escolher fazer isso, então? Todas essas dúvidas pairavam na cabeça de Cody. Lidando com sua raiva, dúvidas, família e luto, a garota parece estar próxima a explodir. A narrativa em primeira pessoa, apesar de não esclarecer tudo, ajuda-nos a entender melhor todas suas frustrações, que não se limitam a morte de Meg, mas também a sua família.
     Atendendo a um pedido dos Garcia (sobrenome da família de Meg), Cody vai à faculdade que Meg estudava para recolher suas coisas e possam liberar o quarto dela para outra pessoa. Lá, ela acaba conhecendo os colegas dela, um pouco da vida que Meg não a contava e seus dois gatinhos adotados, Grapete e Repete. 

"Talvez a sua melhor metade, como você a chama, não passasse de uma muleta. Pode ser aterrorizante, depois de tanto tempo usando uma muleta, se ver sem ela. Talvez agora você esteja enfrentando esse processo de ajuste."

     A garota resolve usar o computador de Meg e descobre alguns e-mails que mostram lado que não conhecia da amiga e fica instigada. Ela nota que alguma coisa está faltando. Alguns e-mails foram apagados. Procurando por pistas, Cody dá de cara com um arquivo criptografado (arquivo protegido contra o acesso indesejado, ajuda a manter as informações mais seguras). Ao tentar abri-lo, ela envolve-se cada vez mais no mistério do suicídio de Meg e descobre que não é tão simples como imaginava. Cody descobrirá mensagens que jamais imaginaria que um dia fosse ler e alguém importante que mudou a vida de Meg.


"Às vezes, o mais difícil de tudo: perdoar a nós mesmos."

     Apesar do livro ser envolvente e bem narrado, senti falta do algo a mais que me faria dar cinco estrelas e favoritar o livro. Os problemas de Meg com sua família deveriam ter ser mais explorados e o desfecho da narrativa poderia ter sido mais intenso e contado com uma carga emocional maior.
     A autora disponibilizou um site onde os leitores podem fazer sua própria montagem com sua foto e quotes do livro, clique aqui para acessar.

      Eu Estive Aqui é um livro que nos faz refletir sobre a vida e como estamos lidando com ela. Uma leitura rápida, cativante e recomendada.

2 comentários: