segunda-feira, 17 de agosto de 2015

RESENHA | CAIXA DE PÁSSAROS - JOSH MALERMAN

     Desenvolvida em um futuro onde as pessoas veem algo e, logo após, se suicidam, a história promete te deixar, no mínimo, curioso. Instigante, tenso e apreensivo: esse é o mundo de Caixa de Pássaros.



Compre: Buscapé

Adicione: SkoobGoodreads


     O que você faria se o mundo lá fora não fosse mais seguro? Se tudo em que você pode confiar fosse sua própria existência? E se qualquer olhadela pudesse ocasionar um ataque de insanidade? Como você lidaria com seu medo e tensão? 
“Num mundo onde não podemos abrir os olhos, uma venda não é tudo que temos para nos defender?”
     O clima de Caixa de Pássaros me absorveu como nenhum livro conseguiu, o mistério e o suspense marcaram fortemente a narrativa criada por Josh Malerman. A história, intercalada entre passado e presente, conta a trajetória de Malorie desde os primeiros surtos à sua fuga. 
     Uma criatura surgida na Rússia começou a se alastrar pelo mundo, talvez, multiplicando-se ou algo parecido, e está causando algo com a mente das pessoas, que, quando as olham, perdem o controle. Tudo está acabando: os canais de TV não são mais transmitidos, o rádio não sincroniza com nenhuma estação, a comida é escassa, a internet não funciona... As pessoas começam a se trancar em suas casas, com muito medo. A população começa a ser dizimada, um possível apocalipse acontece e ninguém entende o que realmente ocorre.
     Após perder sua família, Malorie sai a procura de um abrigo seguro. Andando por ruas vazias com casas trancadas e protegidas com panos pretos nas janelas, a mulher encontra um lar onde algumas pessoas lhe acolhem. Durante a leitura, você descobre o que aconteceu com ela nesse lugar enquanto vivia presa e sem esperança de salvação

"Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar às estrelas se não podem erguer a cabeça e olhar para elas?"

     Eles, em algum momento precisarão, sair de casa para conseguir remédio, comida ou procurar outras pessoas. O problema é que não sabemos como o mundo lá fora é e nossos personagens não podem tirar suas vendas, pois não têm certeza se é seguro. Acorrentados por seus medos e dúvidas, presos em um grande mundo onde não há ninguém para oferecer ajuda, o desconhecido é seu inimigo.
     No presente, acompanhamos nossa protagonista, mãe de duas crianças, a caminho de um desconhecido lugar. No início, não sabemos para onde ela está indo e o que ela fará quando chegar, isso se chegar. Senti pena dos filhos da Malorie, eles não tiveram uma infância comum, nem ao menos tiveram uma, desde pequenos foram treinados para ouvir qualquer som estranho.
"O homem é a criatura que ele teme."
     Com boas descrições, o livro te faz sentir o próprio protagonista e você vivência cada momento. Os personagens são marcantes e totalmente diferentes um do outro. O mais bizarro de Caixa de Pássaros, para mim, é o jeito em que é contado. Senti como se estivesse realmente vendado, pensando numa possível possibilidade de tirar minha venda e enxergar o que me assombra. Li esse livro em fevereiro e, até hoje, me sinto tentado em tirar o que não me deixa ver e ficar livre desses medos e angústias comuns.
     Certamente difícil de ser esquecido, Caixa de Pássaros entrou para meus favoritos (da vida).

6 comentários:

  1. Respostas
    1. O livro tem a criatura, que não sabemos bem como ela é. Além disso, tudo "normal"

      Excluir
  2. Olá! Caixa de Pássaros parece ser um livro bem interessante. O fato de ele ter se tornado um dos seus favoritos me deixou ainda mais curiosa sobre essa história. Acabei de colocar nos meus desejados. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!

      VOCÊ TEM QUER LER ESSE LIVRO E VIR FALAR COMIGO SOBRE! Ahhh!!

      Excluir
  3. Ahhh eu quero MUITO ler esse livro, só vi resenhas positivas e a sua veio para reforçar isso! Parece que o clima de tensão desse livro é enorme né, adoro esse estilo! Infelizmente não vou poder conhecer o autor na Bienal do Rio (meu vôo de volta é na hora da sessão de autógrafos dele T_T), mas vou pedir uma amiga para levar meu exemplar para autografar! <3
    Beijos!

    www.secaoreservada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é MUITO bom, indico a leitura durante a noite/madrugada MUHAHAHAHA. Ahhh, eu queria muito conhecer o autor mas </3

      Excluir