sexta-feira, 30 de outubro de 2015

RESENHA | O VILAREJO - RAPHAEL MONTES

     Li O Vilarejo por indicação da Mari, do canal Admirável Leitor, e hoje, em comemoração ao Halloween, nós vamos falar do livro escrito por Raphael Montes. Será uma resenha bem curta para que não saia nenhum spoiler do livro, que tem apenas 96 páginas.


Compre: Buscapé
Adicione: Skoob, Goodreads

     O Vilarejo reunirá sete histórias sobre sete demônios que potencializam o lado mal do personagem envolvido. Cada demônio representa um dos sete pecados capitais, sendo eles: Leviathan, Belzebu, Asmodeus, Satan, Mammon, Belphegor e Lúcifer. Eles atuarão influenciando a população que mora no Vilarejo a cometer barbaridades, e ao decorrer dos contos, vemos como eles manipulam-na em histórias separadas. Apesar de dar a impressão que todos esses contos se comportam de maneira independente, O Vilarejo apresentará um elemento que te faz notar que há uma conexão entre todas elas. 

"Ninguém chora aos mortos. Não podem desperdiçar energia lamentando a partida dos que não suportaram o frio e a fome."

     A arte presente no livro deixa-o ainda mais assombrosa. A ilustração impecável do Marcelo Damm completa a narrativa e a dá um sentido incrivelmente realista. A precisão e o detalhamento em cada figura transmite a sensação de veracidade que a história possui, mesmo que esta seja bizarra, desequilibrando a linha tênue entre o que é ficção e o que é realidade.

" - Preciso falar com você - repete. - Coisas estranhas estão acontecendo."
Opinião pessoal

      Raphael Montes não deixou nenhuma ponta solta e deu um nó perfeito. O Vilarejo surpreende e assusta por mostrar até que ponto a insanidade humana pode chegar. O posfácio do livro une-se com o prefácio de modo a fazer com que o leitor pense sobre todas situações retratadas e instigue-se questionando até onde a veracidade do livro vai. As cenas são bem pensadas e o final dos contos deixam qualquer um boquiaberto.
      Um livro que com certeza vale a pena conferir, principalmente no Halloween. O Vilarejo, em nenhum momento, decepciona.

            
O autor

Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Sua pouca idade e a escrita tensa e instigante chamaram a atenção do mercado literário brasileiro: Suicidas (ed. Benvirá) foi finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, do Prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prestigiado Prêmio São Paulo de Literatura 2013. Também é autor de Suicidas e Dias Perfeitos.

12 comentários:

  1. Amei a leitura de O Vilarejo, Raphael Montes sempre surpreende com suas histórias de tirar o fôlego!
    Foi claramente um dos melhores livros que li este ano!
    Adorei a resenha!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  2. Heey!
    Eu quero muito ler esse livro, parece ser excelente e pela sua resenha pude perceber que tem tudo para se tornar um dos meus favoritos =)
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  3. Olá Alfrêdo!
    Eu tenho esse livro aqui e estou louca para pega-lo!
    Olhando por cima já posso concordar com você sobre as ilustrações!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Apesar dessa pegada meio terror, não ser muito estilo, tenho vontade de ler esse livro, vejo várias críticas positivas a ele e agora que vi que ele é bem pequeno, achei que tivesse mais páginas.

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Alfredo, li esse livro nesse final de semana.
    Fiquei aflita e angustiada. Eu não sou muito fã de terror, mas estava bem curiosa por esse livro e também por conhecer o estilo do Raphael. Envolvente demais! Adorei também.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho muita curiosidade em conhecer esse livro, sempre vejo comentários positivos a respeito da narrativa do autor. Ótima resenha.

    Beijo
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?

    Gostei bastante da sua opinião sobre o livro. Não sou exatamente fã de contos, mas acho que gostaria de conhecer esses... o Raphael escreva muito bem e a narrativa dele é bem envolvente. Fico curiosa como os pecados capitais foram representados nesses contos através de seus demônios e o que levaram a população a fazer. Adoro histórias que se entrelaçam. Já vi algumas fotos da diagramação e está realmente incrível.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Oii Fredo!
    Estou completamente maluca para ler esse livro! Mas cadê grana? Quero ele em minhas mãos haha Parece ser incrível e a premissa sensacional! A melhor coisa é que é bem realista! Gostei de saber que não decepciona *0*
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.worpress.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa parece ser bem interessante! Ador ler contos, ainda mais quando são de terror e o mundo mistico..
    Ja adicionei na minha wish list s2
    Sua resenha ficou otima, parabens pelo trabalho ^^

    ResponderExcluir
  10. A editora me deu esse livro como uma das escolhas do mês e eu não quis, mas leio tanta coisa legal sobre o livro que hoje tenho vontade de fazer a leitura. A postagem ficou linda e completa. Amei!

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ahhh Raphael Montes! Sou muito fá dele, embora só tenha lido Dias Perfeitos. Comprei O Vilarejo há séculos, mas ainda não tinha lido.
    Apesar da sua resenha afirmar isso, sei que com ele não me decepcionarei hahaha

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  12. Eu já vi outras resenhas do livro, e claro, eu almejo lê-lo, vê mais pessoas contando pontos positivos, só aumentam minha expectativa!!!

    Obrigada pela resenha!

    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir