terça-feira, 4 de agosto de 2015

RESENHA | A MAIS PURA VERDADE - DAN GEMEINHART

     A amizade entrou como foco principal no primeiro livro do professor, bibliotecário e autor Dan Gemeinhart. Em sua obra de estreia, ele consegue nos cativar através de um forte laço entre um menino e seu cachorro. Sincero, profundo e emocionante: confira a resenha de A Mais Pura Verdade.


CompreBuscapé
Adicione: Skoob, Goodreads

     A Mais Pura Verdade narra a história de Mark, um garoto de 12 anos com uma doença que pode levá-lo à morte, "o tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram". Ele tem um sonho: escalar uma montanha, mais especificamente o Monte Rainier, a montanha mais alta do estado norte-americano de Washington. Para torná-lo possível, o garoto decide fugir de casa com seu cachorro, Beau, na mochila. Com ele, está o que considera de mais importante para levar: sua máquina fotográfica; caderno e caneta; equipamento de alpinismo; passagem de trem e remédios.  
     Para que sua fuga não levantasse suspeitas, ele idealiza inúmeras táticas de como enganar guardas e seguranças. Nesse momento (e em muitos outros), não consegui imaginar o personagem com a idade que ele tem. Suas ideias, planos, maturidade e coragem são muito superiores aos de uma criança de 12 anos. Mas, talvez, seja exatamente por isso que torcemos ainda mais pelo Mark a cada ação. Seus sentimentos são fielmente retratados e pude sentir o que ele estava passando, toda sua dor e alegria.

Monte Rainier, destino da aventura de Mark. Wikipedia Commons. 
     É interessante como realmente me senti o protagonista, senti que essa era a aventura da minha vida. Quando ele se meteu em uma confusão e até chegou a passar fome, vi-me torcendo para que alguém ajudasse o mais rápido possível. Até mesmo os laços que ele mantém com Beau, o cachorro, me comoveram fortemente. Sua relação com seu animal de estimação é encantadora, a confiança que há entre ambos e o companheirismo deram um destaque positivo para a história.
     
"Viver com medo não é jeito de se viver."

     Os capítulos são divididos. A maior parte deles, é o protagonista, Mark, que narra. Já o final (capítulos 1/2) é contados por sua melhor amiga, relatando a preocupação dos pais do garoto quanto ao seu desaparecimento e a procura por ele pela polícia, que fica cada vez mais extensa e começa a se espalhar pelo estado inteiro através de noticiários pela televisão. 
     O nome do livro é devido à algumas frases que Mark fala, sempre com "essa é a mais pura verdade" presente. Por exemplo, "A vida é um saco. Essa é a mais pura verdade. Mais uma coisa que eu não entendo: por que todo mundo sempre tenta fingir ser o que não é?".
     Tão linda quanto  a edição da Novo Conceito, a história te faz refletir sobre pequenas coisas do dia a dia. A trajetória do personagem foi bem retratada por Gemeinhart, fazendo a leitura ainda mais prazerosa. O final da narrativa é tão comovente quanto todo o resto. O autor gravou alguns vídeos visitando os locais por onde a aventura de Mark passa, eles podem ser conferidos legendados nos links: parte um, parte dois, parte três, parte quatro. Aconselho as pessoas que já leram o livro assistir aos quatro vídeos.
     A Mais Pura Verdade é um livro sobre amizade, sonhar alto e viver grandes aventuras. Indicado para todas as faixas etárias. 

3 comentários:

  1. Ahhh eu amei demais esse livro! Adoro história protagonizadas por crianças, que misturam na dose certa inocência e maturidade! Sofri muito com todas as dificuldades que o Mark enfrentou, especialmente aquelas envolvendo o Beau. Adorei a resenha, Alfrêdo!
    Bjos.

    www.secaoreservada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Beau me fez gostar de cachorros, por um momento HAHAHA, obrigado!

      Excluir
  2. Ahhh eu amei demais esse livro! Adoro história protagonizadas por crianças, que misturam na dose certa inocência e maturidade! Sofri muito com todas as dificuldades que o Mark enfrentou, especialmente aquelas envolvendo o Beau. Adorei a resenha, Alfrêdo!
    Bjos.

    www.secaoreservada.com.br

    ResponderExcluir